A Audi apresentou em Paris para a imprensa especializada, o superesportivo R8 baseado no Le Mans, que foi revelado há três anos no Salão de Frankfurt, Alemanha. O carro começará a ser produzido no primeiro semestre de 2007 na fábrica de Neckarsulm, Alemanha.
O modelo conta com um design bem semelhante ao do protótipo em que foi inspirado. Mede 4,43 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,25 m de altura e 2,65 m de distância entre eixos. A grade trapezoidal da marca está bem integrada à frente e, pela primeira vez, não traz o emblema das quatro argolas, que é montado acima no capô. Destacam-se os faróis, os primeiros em um carro de série com LEDs para todas as funções. Ainda, outros LEDs iluminam o compartimento do motor.
O capô é alto e longo, e os pára-lamas são encorpados. A lateral traz ainda grandes defletores, que se estendem da parte de baixo das portas até o início do teto. Na traseira há dois defletores largos incorporados ao pára-choque, e o aerofólio ergue-se automaticamente em velocidade. As rodas são de 18 polegadas, com pneus 235/40 à frente e 285/35 atrás.
Internamente, há combinação de couro e camurça, além de detalhes em fibra de carbono. Os bancos, que são dois, possuem como opção os do tipo concha. Sistema de áudio Bang & Olufsen, com potência de 465 watts e 12 auto-falantes, e o sistema auxiliar de estacionamento com câmera na traseira também estão presentes. O porta-malas acomoda somente 100 litros de bagagem.
O motor do R8 é o V8 de 4,2 litros com aspiração natural e injeção direta de combustível. Rende 420 cavalos e 43,5 kgfm entre 4.500 e 6.000 rpm, sendo que 90% do torque é entregue a 3.500 rpm. Ainda, acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, atingindo velocidade máxima de 301 km/h. O câmbio é manual de seis marchas ou o automatizado seqüencial R-tronic, com trocas manuais por hastes no volante e dois modos de operação - esportivo e automático. A tração é a integral permanente Quattro, e a suspensão possui um sistema adaptativo com tecnologia magnética, que ajusta automaticamente os amortecedores para qualquer situação de pista.