O primeiro superesportivo da Audi, o R8, começa a ser vendido no mercado no brasileiro em outubro. A estréia mundial do modelo aconteceu durante o Salão de Paris (França), em outubro de 2006. Segundo o fabricante, agora ele está sendo apresentado oficialmente à imprensa internacional durante evento em Las Vegas (EUA). As vendas na Europa começam no final do maio, e nos Estados Unidos em setembro. Na Alemanha vai custar 105.000 euros, algo em torno de 290.000 reais. Por aqui, seu preço ainda não foi divulgado.
O R8 é equipado com motor V8 4.2 com injeção direta (FSI), de 420 cavalos de potência a 7.800 rpm e 43,8 kgfm rpm, levando o carro de 0 a 100 km/h 4,6 segundos e à velocidade máxima de 301 km/h, no lugar do V10 5.0 Biturbo de 610 cv do modelo anterior. O motor aposta no princípio das altas rotações, que podem chegar à máxima de 8 250 rpm. Sua carroceria é feita de alumínio e contribui para a relação peso/potência de 3,71 kg/ cv. Montado em posição central e que permite uma distribuição de peso de 44% na dianteira e 56% na traseira. Combinado à tração integral Quattro, permite estabilidade excepcional ao esportivo alemão. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou seqüencial Audi R tronic, com trocas por borboletas por trás do volante.
Suas linhas seguem a atual identidade da marca, com ampla grade, faróis afilados. As lanternas traseiras também são estreitas e há tomadas de ar nas laterais e na traseira. Como opcional, todas as lâmpadas do farol podem ser substituídas por LEDs. O interior Audi R8 é equipado com o sistema de áudio Bang & Olufsen, que oferece 465 w de potência e 12 alto-falantes especialmente desenhados. O "Acoustic Parking System", sistema que auxilia na hora de estacionar, com monitor de 7” disponibiliza uma câmera na traseira para facilitar as manobras. Para a carroceria, há opções de oito cores, do Branco Ibis até o Preto Phantom com efeito perolizado.
O carro tem 4,43 metros de comprimento, 1,9 m de largura, 1,25 m de altura e distância entreeixos de 2,65 metros. As rodas de 18 polegadas (19 opcionais), são montadas em pneus 235/40 na dianteira e 205/35 na traseira. Um dos aspectos de destaque do R8 é a iluminação; há LEDs até mesmo no compartimento do motor. O visual é inspirado no do protótipo Le Mans, revelado na edição 2003 do Salão de Frankfurt (Alemanha).