A Audi iniciará a produção do compacto A1 em outubro, na Bélgica. A informação é do principal executivo da Audi no país, e foi revelada em uma entrevista concedida ao jornal belga Le Soir. Antes disso, a versão final do carro, já apresentada na forma dos conceitos Metroproject e Sportback, será apresentada ao público em setembro no Salão de Frankfurt, Alemanha. Suas vendas no mercado europeu, no entanto, começam apenas no primeiro semestre de 2010.
Segundo a publicação, a Audi focará a produção no modelo duas portas, carroceria que vem sendo desenvolvida a partir de estudos com o protótipo Metroproject. Já o modelo quatro portas, previsto para o segundo semestre de 2010, chegará com o nome Sportback adicional. O A1 será oferecido com motores de quatro cilindros a diesel e a gasolina, dotados de injeção direta de combustível. A oferta de motores incluirá novos blocos 1.2 e 1.4 TSI fornecidos pela Volkswagen. A Audi também considera lançar versões conversível e esporte para o A1, este com 202 cv.
Primeiro compacto da era moderna da Audi, o A1 seguirá fiel em design e tecnologia aos modelos atuais da fabricante alemã. O baixo consumo de combustível aliado ao bom desempenho é uma das principais características do veículo. O modelo também vem servindo de plataforma para a criação de novos sistemas propulsores, como motores híbridos e elétricos.