A Dodge está lançando a linha 2010 da grandalhona Ram nos Estados Unidos. De novidade a picape traz visual reestilizado e várias novidades mecânicas. Serão oferecidas duas opções de motor e transmissão, além de vários tipos de carroceria: cabine simples, estendida ou dupla. Na terra do Tio Sam, a picape disputa clientes com a líder de mercado Ford F-150, Chevrolet Silverado, Nissan Titan, Toyota Tundra, entre outras.
A Ram incorpora três versões nos EUA, cada uma destinada a um típico específico de público ou necessidade. A Ram 1500 é que agrega visual mais leve (ou menos robusto). Depois dela vem a 2500 (que vem para o Brasil nos próximos meses) e 3500, considerada para trabalho pesado (muito pesado, eu diria). Ambas são oferecidas em três tipos de cabine e trazem equipamentos como bancos e volantes aquecidos, controle de temperatura automático, televisão para os bancos traseiros, som com dez auto falantes e HD com 30 GB.
A 3500 é praticamente um caminhão.Ela oferece eixo traseiro de rodagem dupla, além de possuir suspensão reforçada para transportar até 11,2 toneladas. Os discos de freios (que tembém estão presentes na 20500) são de 360 mm na dianteira e 358 mm na traseira e contam com ABS e EBD. As versões de acabamento em ordem crescente são: ST, SLT, TRX, Power Wagon (voltada para o off-road) e Laramie.
Debaixo do capô, a picape pode ser euipada com dois motores. O primeiro é um 5.7l V8 HEMI que gera 385 cavalos de potência e 55 kgfm de torque. O segundo, que equipa a Ram vendida aqui, é um 6.7l 6 cilindros diesel, que deselvolver 350 cv e mais que suficientes 89,1 kgfm de torque. A transmissão pode ser manual ou automática, sempre com seis marchas. Os preços, nos EUA, começam em R$ 48 mil e podem saltar para 77 mil reais dependendo da versão escolhida.