A Audi lançará a versão de produção do conceito e-tron, apresentado em setembro no Salão de Frankfurt. Segundo revelou a revista britância Autocar, a marca fará apenas 1.000 unidades do esportivo 100% elétrico, cuja versão de produção tem lançamento previsto para 2012 – especula-se que o Brasil possa receber algumas poucas unidades do modelo no mesmo ano em que será lançado na Europa.
Desenvolvido com base no superesportivo R8, o e-tron será o primeiro veículo do gênero desenvolvido pela Audi. Na versão conceitual, apresentada no Salão de Frankfurt deste ano, o modelo vinha equipado com quatro motores elétrico, um para cada roda, que juntos geram 313 cv e impressionantes 458 kgfm de torque.
De acordo com Audi, tais números de desempenho são suficientes para fazer o e-tron acelerar de 0 a 100 km/h em 4s8 e atingir a velocidade máxima de 200 km/h (limitada eletronicamente). A eletricidade para os propulsores virá de baterias de íons de lítio alojadas no assoalho do carro, mantendo o centro de gravidade do modelo baixo.
O veículo também conta com uma série de peculiaridades. Suas rodas, por exemplo, tem raios que formam uma espécie de hélice, que, segundo a marca, ajudam a manter os motores em temperaturas ideais para o funcionamento correto. O carro também abre mão de espelhos retrovisores em nome de câmeras de vídeo e monitores na cabine.