A Audi apresentou uma nova versão mais "apimentada" do superesportivo R8 com o sobrenome GT. A novidade chega com visual ainda mais agressivo e com jeito de que se sente bem à vontade em uma pista de corrida. Perdeu 100 kg de peso. O regime incluiu a troca do para-brisa por outro com vidro mais fino, bem como do vigia traseiro (agora de policarbonato) e de uma série de partes feitas de alumínio por fibra de carbono.
Além do menor peso, o pessoal da marca alemã ainda aumentou a potência do motor V10 5.2 de 525 cavalos para 560 cavalos. Com isso, a aceleração de 0 a 100 km/h passa a ser feita em apenas 3,6 segundos, conforme a fabricante, que ainda diz que o carro pode atingir 200 km/h em meros 10,6 segundos, com máxima de 320 km/h - frente aos 3s9 e 316 km/h do R8 V10. Seu consumo médio é de 7,3 km/l e o câmbio permanece o automático de 6 marchas, com opção de trocas sequenciais.
O sistema de tração integral do esportivo foi reprogramado e em condições normais envia 85% do rendimento do motor para o eixo traseiro, que utiliza rodas de aro 19” com pneus 295/30. Os 15% restantes são transferidos para a dianteira do veículo, que também utiliza rodas de aro 19”, porém, com pneus 235/30. Os freios, fabricados com compostos de cerâmica, possuem disco de 380 mm na dianteira e 356 mm na traseira, enquanto suas pinças são feitas em alumínio com o objetivo de reduzir o peso e conduzir menor quantidade de calor, resultando em aumento de resistência do sistema em frenagens consecutivas.
No exterior o principal destaque é novo aerofólio traseiro. Asas embutidas no para-choque dianteiro, extrator de ar traseiro e espelhos retrovisores de fibra de carbono com repetidores das luzes de direção embutidos completam o pacote visual. No interior, os aprimoramentos seguem para o novo fundo branco do painel e a plaqueta com o número de cada unidade na alavanca do câmbio.
Apesar da redução de peso, o R8 GT oferece de série ar-condicionado, sistema de navegação, vidros elétricos e sistema de som com 10 alto falantes e 465 W de potência. Como opcional para a versão, a Audi disponibilizará pneus traseiros na medida 305/30, conectividade com celular via Bluetooth com microfone no cinto de segurança, gaiola de proteção interna nas cores preto ou vermelho, assentos esportivos confeccionados em fibra de carbono e Alcântara, cinto de segurança de quatro pontos e extintor de incêndio.
O R8 GT custará 193.000 euros - R$ 443.900 sem taxas de importação e impostos brasileiros - e sua produção será limitada a 333 unidades.