NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
12/06/2003
Centenário da Ford Motor Company
Há um século Henry Ford iniciava o seu império.
 
   
 

Bem no dia em que esta nova reportagem entra em divulgação aqui no site Sorocaba Motors, uma das mais importantes indústrias de automóveis do mundo comemora o seu centenário. Impressionante, mas 100 anos é idade para ninguém questionar. Em de 16 de Junho de 1903 surgia a FORD MOTOR COMPANY.

Desde o primeiro carro, o quadriciclo até os modelos atuais, muita coisa mudou. Tecnologia, equipamentos, cores, sistemas de produção, preços; mas a essência é a mesma.

Henry Ford sempre foi considerado como alguém de visão, podia ver e perceber coisas e situações que poucos podiam acreditar ser, um dia, possível de ser realidade. Foi assim com o automóvel, desenvolvido em um galpão velho na fazenda de seu pai.

Teve várias profissões, sempre buscando contato com as máquinas, tendo trabalhado inclusive, para Thomas Edson. Consertava e criava todo o tipo de máquina imaginável. Seu prazer estava em, literalmente, “mexer em tudo”. Consertava relógios, criava implementos agrícolas (se é que podemos chamar assim) para lidar nas terras de seu pai, entre outras engenhocas.

Até que criou um carro. Na verdade, uma plataforma que se movia por conta própria e tinha quatro rodas e que ficou conhecido como o Quadriciclo de Ford.

Pioneirismo sempre foi sua marca. Inclusive no Brasil, criando a Ford Motor Company do Brasil, com sede à Rua Sólon, em São Paulo em 1919. A primeira indústria de automóveis aqui instalada foi a FORD. Os veículos vinham semi-montados da fábrica em Dearborn de navio e eram, então, finalizados na fábrica em São Paulo. Fábrica como nós conhecemos atualmente, a FORD só teve no Brasil no início dos anos 50, quando no bairro do Ipiranga, Henry Ford, ao contrário dos desejos de seus sócios que consideravam um risco muito grande, investiu capital próprio e construiu uma fábrica de automóveis, que está no mesmo local até hoje, embora tenha sido desativada no ano de 2000 com o início das operações na nova fábrica de Camaçari/BA.

A preocupação em cuidar de todas as fases da produção, fez com que Henry Ford investisse todo o capital da empresa nela mesma, criando outras empresas que produziriam as matérias-primas para a produção dos seus veículos. Alguém se lembra da FORDLÂNDIA ? Foi uma cidade criada e mantida por Henry Ford em plena Amazônia, somente para a produção de látex, e assim ter borracha para a linha de produção de seus veículos. Assim foi com os demais itens, como o metal, por exemplo, já que a FORD fundia as peças em fornos próprios.

Talvez, um dos feitos mais conhecidos de Henry Ford, tenha sido a invenção e popularização do sistema de produção chamado de “linha de montagem”, que reduzia em muito o tempo gasto com a produção, aumentando assim, a oferta de seu produto.

Aliás, outro ponto digno de nota é a preocupação com os valores financeiros. Henry Ford acreditava que seus funcionários deveriam poder comprar aquilo que produziam e o valor de um veículo Ford era vendido em 1913 por 850 dólares. Além disso, a Ford Motor Company sempre pagava os maiores salários da época, calculados por hora de trabalho, criando inúmeras dificuldades com outros empresários de diversos setores, que não aumentavam os salários de seus funcionários.

Ficou conhecido, também, em virtude de frases marcantes, como aquela em que disse que poderia fabricar veículos de qualquer cor, desde que fossem pretos. A concorrência já oferecia carros com outras cores, mas Henry Ford relutava a isso. O tempo mostrou, e ele começou a oferecer outras cores também.

Atualmente, a FORD MOTOR COMPANY é a segunda maior montadora de veículos do mundo e é dona de outras empresas como as inglesas Aston Martin, Jaguar e Land Rover, a sueca Volvo, as americanas Lincoln e Mercury e a japonesa Mazda.

Conheça mais sobre a FORD MOTOR COMPANY visitando os sites da empresa, tanto no Brasil (http://www.ford.com.br/) como nos EUA (http://www.ford.com/).

Finalmente, para a grande festa do Centenário da Ford nos EUA, está o associado do Clube do Ford V8, Diógenes Feitosa, que foi de Ribeirão Preto/SP para Dearborn rodando com seu Ford Custom 1952.

Henry Ford, obrigado por seus ensinamentos !


Paul William Gregson é Presidente do Clube do Ford V8-Brasil e autor do livro “Os eventos de Antigomobilismo sob a análise turística”.
e-mail:
pwg@terra.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.