A Audi apresentou na Alemanha, sua mais recente “obra de arte”: o novo bloco 1.8 litro TFSI, com sistema de injeção direta e sobrealimentado por um turbocompressor – combinação que é a especialidade da fábrica das quatro argolas. De acordo com a montadora, inicialmente o renovado motor de quatro cilindros em linha e 1.798 cm³ equipará apenas o cupê A5. São 172 cavalos de potência aos 3.800 giros e um torque pesado de 32,6 kgfm despejado entre 1.400 e 3.700 rpm.
Pelos números da montadora alemã, o A5 com o novo motor 1.8 TFSI precisa de 7,9 segundos para arrancar de zero a 100 km/h – gerenciado por um câmbio manual. E o modelo atinge a máxima de 230 km/h. Ao mesmo tempo, a fábrica informa um consumo de 17,5 km/l com gasolina, uma redução expressiva de 21% comparado com o antigo propulsor. Esse nível de consumo e emissões (134 g de CO2) já atende às exigentes especificações da Euro 6, a legislação ambiental européia que entra em vigor em 2015.
Segundo a Audi, para obter tal rendimento, além da injeção direta, o novo motor 1.8 TFSI também usa um sistema de injeção indireta, em que o combustível é injetado no final do coletor de admissão – onde o ar circula intensivamente. Mas o recurso só é trabalha com carga parcial. Outro dado interessante é o aumento da pressão do sistema de injeção direta, que passa de 150 para 200 bar. Já a turbina ganhou novo desenho e trabalha a uma pressão bem elevada de 1,3 bar. O bloco ainda teve o atrito interno reduzido e ganhou um inédito sistema eletrônico de ajuste do fluxo do líquido de refrigeração do motor.
Fonte: Auto Esporte.