O Audi S3, versão esportiva do A3, ficou ainda mais potente. Chegará nas lojas no começo de junho com motor de 225 cavalos, capaz de levá-lo a 243 km/h (o modelo anterior alcança 238 km/h). O tempo de aceleração de 0 a 100 km/h baixou de 6,8 para 6,6 segundos. Teve o acréscimo de 15 cavalos na potência máxima e o torque subiu de 27,5 para 28,5 m.kgf.
O segredo está no mesmo motor 1.8 de quatro cilindros e 20 válvulas, utilizado na versão mais brava do esportivo TT: vem com turbocompressor que pode trabalhar com pressão de até 2,1 bar, além de dois intercoolers (resfriadores de ar). Resfriada, a mistura ar-combustível entra em maior quantidade na câmara de combustão, o que proporciona rendimento superior.
O S3 vem equipado com câmbio manual de seis marchas e a tração integral Quattro – que distribui nas quatro rodas a força gerada pelo motor - o conjunto garante desempenho excepcional e estabilidade acima da média em qualquer situação. O consumo médio é de 10,7 km/l.
Os quatro discos de freio são ventilados e assistidos por sistema antitravamento (ABS). O projeto inclui também o Electronic Brake-force Distribution (EBD), um distribuidor eletrônico de força de frenagem que assegura confiabilidade sob qualquer condição. O Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) é equipamento de série.
Com relação ao preço, o S3 com novo motor teve um pequeno acréscimo na comparação com a versão anterior: subiu de R$ 109.248,00 para R$ 110.762,00.