A nova perua da marca alemã chega ao Brasil recheada de soluções e tecnologias de ponta já utilizadas nas famílias A7 e A8. Com um amplo portfólio de inovações e a carroceria mais leve -- graças aos diversos componentes de alumínio -- o modelo está escrevendo o próximo capítulo na história de sucesso da família A6.
A sétima geração do Audi A6 oferece um modelo com visual elegante e sofisticação dos equipamentos. Medindo 4,92 metros de comprimento, 1,87 metro de largura e 1,46 metro de altura, a perua oferece bastante espaço interno e conforto aos passageiros, principalmente para quem viaja no banco traseiro, graças a maior distância entre-eixos, que cresceu para 2,91 metros.
Na dianteira, chamam à atenção a grade baixa single-frame, assinatura atual dos modelos da marca alemã, e os faróis bi-xenônio com LEDs, que enfatizam a visual mais impactante. A tecnologia xênon plus inclui luzes de circulação diurna geradas por LEDs e controle inteligente dos módulos de luz.
A iluminação para todos os tipos de condições climáticas substitui os faróis de neblina, cuja localização tradicional na entrada de ar recebeu sensores do radar do ACC (Adaptive Cruise Control) com função Stop&Go. Seu alcance é de 60 metros - quatro vezes maior do que luzes de nevoeiro convencionais, além de utilizar menos energia. Em combinação com o xenon plus e os faróis LED, a Audi também oferece luzes traseiras com tecnologia LED, dando um efeito tridimensional ao conjunto.
A carroceria, extremamente leve, possui significativa porção de componentes de alumínio – mais de 20% do conjunto. A estrutura de baixo peso é ao mesmo tempo rígida e segura, em uma composição com diversos elementos em alumínio e aço de alta resistência, que reduziram o peso em até 70 quilos em comparação ao modelo anterior.A perua Audi é oferecida com 13 opções de cores externas e diversas combinações de cores internas para assentos, painéis, tapetes e teto.
O motor também evoluiu na sétima geração da perua Audi A6 Avant. O propulsor 3.0 TFSI a gasolina, 2.995 cm3, produz 300 cv de potência e 440 Nm de torque máximo, entre 2.900 e 4.500 rpm. O motor com compressor mecânico, em conjunto com a transmissão S tronic de dupla embreagem e sete marchas, somados à tração quattro, possibilitam à perua Audi A6 Avant o desempenho de um carro esportivo. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos e tem máxima limitada eletronicamente em 250 km/h.
A evolução do sistema quattro de tração integral permanente apresenta novo diferencial central e a função de vetorização de torque, que garantem ainda mais tração, estabilidade e resposta dinâmica, porque atua nas quatro rodas: se uma delas fica sem atrito quando o veículo está sendo dirigido no limite, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape. Isso resulta em excelente tração para fazer uma curva, por exemplo.
No chassi, os braços da suspensão são feitos em alumínio e a direção eletromecânica é altamente eficiente. O sistema Audi Drive Select, que altera os parâmetros de dirigibilidade do carro, é de série com quatro modos de dirigir: Dinâmico, Auto (normal), Conforto e Individual, que atua de acordo com a preferência do próprio motorista, que pode escolher as regulagens da direção, da aceleração e da suspensão.
A Audi ainda oferece um pacote advanced de equipamentos opcionais para a nova Audi A6 Avant que auxiliam o motorista e garante mais segurança. A integração entre eles, com máxima versatilidade, inteligência e desempenho, tornam a condução mais relaxante, fácil e agradável, sobretudo em longas distâncias.
O grande destaque deste conjunto é o controle de cruzeiro adaptativo (Adaptative Cruise Control -ACC) com função Stop & Go e o Audi Pre Sense. O sistema regula a velocidade e a distância da perua do veículo à frente, acelerando e freando em um intervalo de 0 a 250 km / h . O motorista pode usar o sistema operacional para determinar por meio do MMI como o equipamento deve funcionar – mais confortavelmente ou mais esportivamente. Três níveis e quatro modos de distância estão disponíveis.
O Audi PreSense é um equipamento que proporciona maior segurança a todos os ocupantes do veículo por prever, antes do motorista, uma situação de emergência, pois trabalha em estreita colaboração com uma série de outros sistemas e inicia medidas de proteção preventivas em caso de uma colisão iminente. Detectado o problema, automaticamente aciona o sistema de freios, modifica o posicionamento dos assentos, tenciona os cintos de segurança dianteiros e faz o fechamento total dos vidros e do teto solar.
O Audi PreSense, combinado com o ACC Stop&Go, pode evitar possíveis colisões traseiras com o veículo da frente em velocidades acima de 30 km/h ou atenuar as consequências de tais acidentes. No caso de uma situação perigosa, o condutor é avisado, primeiro, com um alerta sonoro e um sinal visual.
Ainda, o head-up display - tecnologia opcional na perua Audi A6 – projeta as principais informações sobre o pára-brisa em forma de símbolos e dígitos. O visor aparece como uma imagem virtual em uma janela de 262 x 87 milímetros, que parece “pairar” sobre o capô do motor, a uma distância de, aproximadamente, 2,3 metros, precisamente no campo principal de visão do motorista.
Além destes equipamentos, a perua Audi A6 Avant pode vir equipada com outros sistemas de assistência ao motorista, como o Audi Side Assist, que alerta o condutor sobre o posicionamento de veículos em pontos cegos e que permite troca de faixas mais seguras; e o Audi Park Assist, para auxílio nas manobras de estacionamento. O condutor precisa só acelerar e frear, enquanto o carro esterça as rodas sozinho para fazer uma baliza.