Mais inovação, desempenho e leveza: o novo Audi RS6 Avant ganhou importantes diferenciais em relação ao modelo anterior para impressionar ainda mais os amantes dos superesportivos de alta performance. O veículo é mais leve e eficiente que a versão anterior, o que lhe garante aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos e velocidade máxima de até 305 km/h. O consumo médio é de apenas 9,8 litros a cada 100 km (10,2 km/l). A perua mais veloz do mundo produzida em série e a primeira a baixar a marca de 4 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h será lançada no mercado europeu em meados de 2013 e chegará ao Brasil no final do próximo ano.
O motor 4.0 TFSI, que estreou no ano passado, é um exemplo perfeito da estratégia da Audi de downsizing, na categoria de alto desempenho. No novo RS6 Avant, o V8 twin-turbo (biturbo) de 3.993 cm³ desenvolve potência máxima de 560 cv, alcançada entre 5.700 e 6.700 rpm. O torque máximo é de 700 Nm, disponível entre 1.750 e 5.500 rpm. A versão anterior, equipada com motor V10 de 5 litros, desenvolvia 580 cv de potência, mas oferecia aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos (na versão sedã) e torque máximo de 650 Nm.
O novo Audi RS6 Avant oferece alto desempenho esportivo para uso diário, graças ao trabalho da quattro GmbH, subsidiária da Audi AG. A abreviatura RS representa a versão mais potente de modelos de série, equipados com tração permanente e integral quattro. O veículo apresenta dirigibilidade e performance superiores, aliadas a uma aparência discreta para uso cotidiano.
A força da motorização se desenvolve rapidamente devido aos dois grandes turbocompressores twin-scroll, montados em conjunto com o intercooler. O conceito de montagem dos cilindros permite um design mais compacto e perdas mínimas de gases. O som esportivo do motor fica ainda mais “cheio” com as abas no sistema de escape. A Audi ainda oferece, como opcional, um sistema de escape esportivo.
O novo RS6 Avant é o primeiro modelo da família RS a ter, de série, a suspensão adaptativa a ar, que deixa o modelo até 20 mm mais baixo. O sistema combina a suspensão a ar com amortecimento controlado e leva em conta as condições da estrada, o estilo de guiar e o modo de condução escolhido no Audi Drive Select - que modifica diversos componentes do automóvel de acordo com as preferências do motorista.
Ainda, o modelo é cerca de 100 kg mais leve que seu antecessor e a relação peso-potência contribui para o desempenho superior, com economia de combustível. Numerosos detalhes externos tipificam o caráter RS do modelo, como as aplicações em alumínio fosco, a grade de proteção preta de alto brilho na dianteira, os para-choques com grandes entradas de ar e o spoiler de teto. Na traseira, o difusor e duas grandes ponteiras de escapamento elípticas conferem o caráter dinâmico.
Dois pacotes de opcionais – alumínio mate ou carbono – personalizam ainda mais o visual e incluem itens como um emblema quattro na entrada central de ar frontal. O novo Audi RS6 Avant está disponível em nove cores externas, incluindo o exclusivo Cinza Daytona fosco. Há ainda diversas opções para personalização.
O interior do modelo é esportivamente elegante e adaptado ao motorista. Os instrumentos apresentam fundo negro, mostradores brancos e ponteiros vermelhos. O volante esportivo com base achatada, a chave, as soleiras exclusivas com iluminação, o tacômetro e os monitores do MMI (Multi Media Interface), assim como o sistema de informação ao condutor (DIS – Driver Information System), receberam logos esportivos RS.Um novo recurso no menu do DIS é a luz na câmbio: segmentos verdes são iluminados com o aumento das rotações. A barra fica vermelha e começa a piscar quando as rotações se aproximam da linha vermelha. Displays para a marcha selecionada, pressão, temperatura do óleo e velocímetro digital completam o sistema de informação a condutor.
O apoio para os pés, os pedais e interruptores do sistema de navegação MMI receberam acabamento em alumínio. Detalhes em carbono são padrão e há ainda outros seis materiais de acabamento disponíveis como opcionais.Os bancos esportivos, com lateral pronunciada e apoios de cabeça integrados, têm revestimento em couro e Alcantara e logos RS6 de série. A Audi ainda oferece a opção de assentos de luxo, com função de memória. O compartimento de bagagem tem capacidade para até 1.680 litros.
O novo Audi RS 6 Avant vem com uma lista generosa de equipamentos de série, incluindo faróis de xênon plus, luzes traseiras em LED, sistema de controle da pressão dos pneus, soleiras iluminadas e sistema de informações ao motorista personalizado. Outros equipamentos disponíveis são o sistema de estacionamento Plus, o controle de cruzeiro, o ar-condicionado automático de três zonas, o sistema de navegação MMI Plus com MMI Touch e 10 alto-falantes do sistema de som Audi.
Os opcionais incluem faróis de LED com um design único, freios de cerâmica na dianteira e traseira, diferencial esportivo no eixo traseiro e suspensão esportiva com Dynamic Ride Control ( DRC). O pacote Dynamic, Dynamic Plus, Comfort também estão disponíveis no RS 6 Avant.