A Audi adiou o lançamento da nova geração do hatch médio A3 no Brasil. Segundo a a marca, a versão Sport, de três portas, desembarca no país em abril e a Sportback, de cinco, apenas em junho. No Salão do Automóvel de São Paulo em outubro de 2012, foi dito que o modelo Sportback chegaria em janeiro de 2013. Com isso, o rival Mercedes-Benz Classe A, confirmado para março, chegará antes ao mercado brasileiro, que também terá o Volvo V40, previsto para o primeiro semestre desse ano.
Comparado ao A3 Sportback atual, o novo tem 5,8 cm a mais de comprimento. E em relação ao novo A3 de três portas, o de cinco é 7,3 cm mais comprido e tem entreeixos 3,5 cm maior, chegando nos 2,64m. Outra vantagem do novo A3 em relação ao antigo fica por conta do peso 90 kg menor. A nova plataforma MQB do novo A3 e o motor 1.4 ajudaram a tornar o carro mais leve. Entre as opções de conjunto mecânico que estarão disponíveis também está prevista a inclusão do motor 1.2 turbo, de 106 cv que poderá ser acoplado ao câmbio manual de seis marchas, ou sequencial de dupla embreagem S Tronic.
A Audi pretende voltar a produzir o A3 no Brasil. Segundo o presidente da Audi no Brasil, Leandro Randomile, disse: "Não tem outro jeito de continuarmos a vender de um modo competitivo". Porém, o executivo não falou em local nem em data para voltar a produzir em solo nacional, mas é muito provável que a marca volte a sua antiga casa, em São José dos Pinhais. Foi de lá que saíram os Audi A3 brasileiros, que dividiam plataforma com o VW Golf.