NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
26/02/2013
Citroën DS4: next generation coupé
Coupé é equipado com motor THP 165, caixa automática com modo sequencial de seis marchas e tem preço a partir de R$ 99.990.
 
   
 

A Citroën ganha um novo – e sedutor – integrante. A chegada do Citroën DS4 às concessionárias da marca no Brasil completa a gama de produtos com a assinatura DS, linha da marca associada à tecnologia, exclusividade, desempenho e espírito vanguardista. Ousado, o DS4 aguça instintos e desperta expectativas, tornando cada viagem única e inesquecível.

Elegante, requintado e moderno, mas ao mesmo tempo forte, dinâmico e protetor. Verdadeira obra de estilo, o Citroën DS4 suscita desejo com uma silhueta de cupê elevado com quatro portas, que evoca ainda uma sutil associação à robustez do universo SUV. Em outras palavras, o DS4 combina com audácia códigos que, até então, eram totalmente opostos.

O motor THP 165 (Turbo Haute Pression), com 1.598 cm³ e turbocompressor de alta pressão com intercooler, possui quatro cilindros e 16 válvulas. Desenvolvido em parceria entre a PSA Peugeot Citroën e o BMW Group, ele proporciona alta potência com baixo consumo, baixo peso e níveis pequenos de emissões.

As válvulas de admissão possuem comando variável, otimizando continuamente a entrada da mistura ar-combustível. Este motor oferece uma potência máxima de 165 cv a 6.000 rpm e um torque máximo de 240 Nm (24,5 kgfm). O torque máximo já aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm. Esta característica garante grande prazer ao dirigir, com retomadas ágeis e potentes, principalmente pelo fato de 156 Nm já estarem disponíveis logo a 1.000 rpm. O conjunto permite ao DS4 acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8,6 segundos e atingir 212 km/h. O câmbio é automático com seis marchas, possuindo modo esportivo e trocas sequenciais.

Na frente, o Citroën DS4 reforça sua posição na linha distintiva da marca. A disposição dos chevrons na grade frontal, o logo DS sobre o capô e a assinatura luminosa de LEDs em volta dos faróis de neblina (visíveis de dia e à noite), proporcionam um caráter exclusivo, acentuando o lado tecnológico do projeto. Os LEDs acendem automaticamente durante o dia e têm sua intensidade diminuída, também automaticamente, com o acionamento (manual ou automático) das luzes de posição ou dos faróis.

A silhueta lateral do carro apresenta um friso cromado em torno dos vidros laterais escuros e é modelado pelas caixas de rodas salientes e pelo teto alongado, que termina em um aerofólio traseiro desenhado para dar ainda mais dinamismo ao estilo. As portas laterais traseiras e suas maçanetas ficam “ocultas”, realçando a esportividade, ao mesmo tempo em que permitem o uso de portas dianteiras de menores dimensões. Além de mais leves, elas demandam menos espaço para abertura que as de um cupê tradicional – uma vantagem facilmente perceptível nas vagas de estacionamento.

O conjunto traseiro do Citroën DS4 caracteriza perfeitamente a exclusividade de sua silhueta. Ao mesmo tempo compacto e vigoroso, ele respeita os códigos estéticos cultivados até agora na linha DS, com detalhes cromados na parte inferior dos para-choques, dupla ponteira de escapamento (estilizada e integrada ao para-choque) e guias horizontais de luz que chegam até as lanternas traseiras – estas, sempre iluminadas e com um efeito bumerangue inédito.

O Citroën DS4 chega às concessionárias em quatro opções de cores para a carroceria: Noir Perla Nera (preto metálico), Gris Shark (cinza metálico), Rouge Babylone (vermelho perolizado) e Blanc Nacré (branco perolizado). Nas duas primeiras, os frisos laterais entre as caixas de rodas são da cor da carroceria; nas outras duas, recebem acabamento em preto laqueado.

Com um comprimento de 4,27 m, uma largura de 1,81 m e uma altura de 1,53 m, o Citroën DS4 é incontestavelmente um carro compacto. Contudo, ele mantém uma promessa, que mais parece um desafio: introduzir polivalência e prestações de utilização dentro de uma silhueta dinâmica.

O interior do Citroën DS4 destaca força, dinamismo e requinte. O posto do motorista tem uma atmosfera envolvente e os instrumentos cercados por frisos cromados parecem sair do painel de bordo. Este proporciona sensações táteis únicas, graças ao uso de material com gramatura agradável e flexível ao toque. Destaque para o couro utilizado, de altíssima qualidade, verdadeira referência de maciez e resistência.

O Citroën DS4 é dotado de para-brisa panorâmico que oferece uma visão para cima de 45°. Associado a maior altura do carro, ele otimiza a visibilidade para uma direção dinâmica e eficaz, proporcionando bem-estar aos ocupantes inseridos em um contexto urbano às vezes carregado e caótico. O equipamento permite também uma luminosidade suave que sublima cada cor, cada material usado no interior. O motorista, como seu passageiro do lado, dispõe de persianas para-sol deslizantes para um conforto preservado.

O painel de instrumentos do Citroën DS4 possui três mostradores circulares. O visor central possui velocímetro analógico e tela de LCD com diversas funções – entre elas, as do computador de bordo e indicações de GPS. À esquerda, fica o conta-giros analógico e o indicador de marcha digital. E, à direita, indicador de combustível analógico e odômetro digital. O motorista pode configurar a apresentação dos mostradores por meio de uma paleta de cinco variações de tom entre branco e azul. Pode-se, por exemplo, deixar os contornos analógicos em azul e as informações das telas em branco, ou o contrário.

Esses comandos de direção e de conforto correntemente utilizados pelo motorista são acessíveis sem soltar o volante e são permanentemente visíveis, mesmo à noite, graças à retro iluminação dos pictogramas. No centro do painel, uma tela multifunções de 7 polegadas, colorida e de alta definição, permite total controle das funções.

Outro trunfo do Citroën DS4 em termos de polivalência e de habitabilidade é o seu porta-malas. Com um volume de 359 litros, o porta-malas do Citroën DS4 é totalmente alinhado ao espaço de bagagens de seu segmento.

O Citroën DS4 possui diversos porta-objetos para facilitar a vida a bordo: um grande porta-luvas iluminado, porta-objetos nas portas dianteiras que podem receber uma garrafa de 1,5 litro e gavetas debaixo dos assentos do motorista e passageiro. Graças à arquitetura inteligente do console central, o Citroën DS4 oferece espaços de portas-objetos impressionantes, assim como tomadas Jack, USB e 12V.

O Citroën DS4 dá a impressão de estar colado ao chão e oferece controle absoluto em quaisquer circunstâncias. A suspensão dianteira utiliza rodas independentes, eixo Pseudo MacPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação. Na traseira, o modelo conta com travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação. Todo o conjunto de suspensões foi desenvolvido para proporcionar grande estabilidade e filtragem de ruídos, mas sem deixar de lado o conforto, elemento fundamental da marca. O sistema de direção - assistido com um grupo eletrobomba -, também teve acerto próprio para o perfil diferenciado do carro.


O Citroën DS4 é equipado com freios dianteiros que utilizam discos ventilados de grande tamanho (discos também nos traseiros) e, de série, com sistemas dedicados ao controle da frenagem: ABS (antitravamento), REF (repartidor eletrônico de frenagem), AFU (auxílio à frenagem de urgência), ESP (controle dinâmico de estabilidade) e ASR (antipatinagem). Garantia de um controle do veículo nas situações de direção mais delicadas.


As rodas de liga leve, com 18 polegadas e denominadas “Brisbane”, possuem um desenho arrojado e dinâmico, sendo diamantadas e possuindo cor grafite e calotinha central na cor preta.

 
Os pneus Michelin Pilot Sport 3 também proporcionam alta reatividade e precisão de condução, com grande potencial de aderência, excelente comportamento em piso molhado, menor distância de frenagem e excelente comportamento em curvas. As dimensões 225 45/R18 foram escolhidas para aliar um comportamento dinâmico superior a um estilo (design) mais esportivo.

Um carro dotado de tantos atributos de estilo, desempenho, conforto e tecnologia não poderia deixar para trás o quesito “segurança”. No Citroën DS4, a segurança é enfatizada por tecnologias de ajuda à direção, tais como o REF (repartidor eletrônico de frenagem), o AFU (ajuda à frenagem de urgência) e o ESP (controle dinâmico de estabilidade). Além de seu comportamento na estrada, a segurança a bordo faz parte de seus muitos argumentos com 6 airbags de série (motorista, passageiro dianteiro, laterais e cortinas). Modelo oferece garantia de 3 anos,

 

 

 

 

 

 

 

 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.