NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
03/10/2003
MP Lafer
Conheça a história do belo e charmoso MP Lafer.
 
   
 

No início da década de 70, João Arnaut, então funcionário da fábrica de móveis LAFER, ofereceu a Ivone, sua mulher, como presente de aniversário, um MGTD - 1952. Uma certa manhã, João pegou o  carro de Ivone e foi para o trabalho. Percival Lafer, um dos donos da fábrica e apaixonado por carros antigos, notou o MG e gostou muito. Depois de algumas viagens à Inglaterra, Percival inspirado no modelo britânico, resolveu fabricar um automóvel semelhante, todavia melhorado e adaptado à tecnologia da época.

Percival descobriu que a distância entre eixos do Volkswagen e do MG era a mesma. Assim ocorreu-lhe a idéia de acoplar à carroceria do novo carro o chassis do Volkswagen. E com a mecânica usada nos modelos da Volkswagen equipados com motor refrigerado a ar, o MP Lafer tinha manutenção fácil, confiável e barata. A carroceria de fibra e vidro exibia as linhas do MG TC com a vantagem de ser mais leve e não enferrujar.

Além da carroceria que vinha com pára-lamas dobrados para sua parte interna, o carro possuía detalhes dignos de um autêntico esportivo inglês, como o painel de madeira repleto de instrumentos e o chassi duplo. Para abafar o ruído do motor, a tampa traseira era feita com duas peças de fibra de vidro. O pára-brisa era basculante, o que aumentava a sensação de velocidade e a capota de lona era totalmente retrátil. Como opcional, havia um teto rígido, geralmente usado nos dias de inverno. A posição de dirigir mantinha a mesma esportividade do MG TC original. Possuía motor 1.6 com quatro cilindros contrapostos e tinha 50 cavalos a 4.200 rpm.

Em 1974 iniciou a sua fabricação em série. O charme e a elegância do veículo chamaram a atenção de compradores famosos - ter um Lafer significava prestígio, classe e diferenciação. Tal era o sucesso do novo carro que vários países da Europa e EUA logo trataram de importar 1000 exemplares de um total de 4300 produzidos durante os 16 anos de sua fabricação - outro recorde de tempo de produção.

Para atrair os jovens, veio o modelo TI (esportivo), sem cromados, linhas mais simples e faróis retangulares no lugar dos redondos. Mas, os altos custos de produção impediram a continuidade dos modelos clássico e esportivo e Percival Lafer, decidiu terminar com a produção em série, encerrando com chave de ouro o projeto do famoso carro.

Existem ainda algumas pessoas que ainda mantém seus carros em perfeito estado e desfilam por ruas e estradas brasileiras em  prazerosos passeios.


Fotos e texto cedidos pelo site MP Lafer.
http://www.mplafer.com/

 

 

 

 

 

 

 

 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.