NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
11/02/2014
Citroën C4 Cactus: Novo Mundo, Novas Ideias.
+ Mais design + Mais conforto + Mais tecnologias úteis … e um preço competitivo.
 
   
 
+ veja mais fotos

O mundo muda e as expectativas dos consumidores estão sempre evoluindo mais rápido. E o automóvel? A CITROËN responde às questões de hoje propondo uma verdadeira alternativa aos sedãs compactos: o CITROËN C4 CACTUS. Neste segmento, onde a concorrência é acirrada e os códigos parecem ser imutáveis, o CITROËN C4 CACTUS se destaca graças a seu design único, que reconcilia o uso e a estética. Esta síntese inédita possibilita oferecer aos clientes um produto acima de seus próprios desejos e expectativas.

O CITROËN C4 CACTUS estabelece as bases de uma nova promessa automobilística:
+ Mais design
+ Mais conforto
+ Mais tecnologias úteis
… e um preço competitivo.

Para resolver esta equação, a CITROËN escolhe uma abordagem inédita:

Dar mais valor ao que realmente importa para os clientes. Adotar inovações tecnológicas e definições fortes em favor do design, do conforto, da facilidade e dos custos de utilização:

> Airbump, uma inovação da CITROËN, útil, estético e personalizável, que reforça o design através de seu aspecto gráfico, protegendo a carroceria.
> Uma interface de direção 100% digital, 100% intuitiva, proporcionando uma posição de dirigir ergonômica e conectada, com comandos agrupados em torno de uma tela tátil de 7 polegadas de série.
> Assentos dianteiros largos e desenhados com um espírito de “sofá”.
> Um airbag para passageiro instalado no teto (tecnologia Airbag In Roof), uma exclusividade mundial que oferece ao passageiro dianteiro mais espaço e volume para guardar objetos.
> Um teto solar panorâmico com alta proteção térmica, permitindo a entrada da luz e, ao mesmo tempo, a diminuição dos efeitos do calor.

Reduzir os custos de utilização eliminando o supérfluo. Associar uma plataforma otimizada com motores eficientes de última geração: 200 kg a menos do que um CITROËN C4 para combinar o prazer ao dirigir e baixos consumos de combustível (apenas 82 g de CO2/km, ou seja, 32,2 km/l na versão diesel e menos de 100 g de CO2/km na versão a gasolina).

+DESIGN

Oferecer mais design é, em primeiro lugar, reconciliar a estética e o uso, procurar uma pertinência dos volumes e a eficiência nos mínimos detalhes.

O estilo único do CITROËN C4 CACTUS permite fácil identificação e rápida memorização, tais como os de carros que marcaram suas respectivas épocas. Ele se destaca por meio de:

> superfícies puras e lisas;
> volumes fluidos que eliminam qualquer forma de agressividade;
> um vidro traseiro e um teto flutuantes;
> uma assinatura luminosa tecnológica com luzes diurnas de LED e faróis integrados aos Airbump;
> elementos gráficos que valorizam elementos de função (Airbump nos para-lamas, proteção térmica do vidro panorâmico, entre outros).

O Airbump: uma exclusividade da CITROËN

É a pura expressão do design: associar o estilo à função. Integrados nas laterais e nos para-choques, os Airbump estruturam graficamente o estilo puro e suave do CITROËN C4 CACTUS. Oferecidos em quatro cores (Black, Grey, Dune e Chocolate), eles multiplicam as possibilidades de personalização, associando-se às dez cores de carroceria disponíveis e aos três universos internos (Ambiance Stone Grey, Pack Habana Inside e Pack Purple Inside).
E o mais importante: eles proporcionam uma verdadeira proteção contra as agressões diárias. A cobertura flexível em TPU (Termo Plástico Uretano) contém cápsulas de ar para amortecer os choques. Os Airbump não requerem nenhuma manutenção especial e, além disso, participam diretamente na redução dos custos de manutenção e de reparação.
Esta inovação, tanto estética quanto funcional, torna os percursos urbanos mais tranquilos.

O CITROËN C4 CACTUS possui também proporções otimizadas a favor do estilo, da habitabilidade e do conforto de direção:

> distância entre-eixos de 2,60 m (equivalente a um CITROËN C4), que ajuda muito a habitabilidade;
> gabarito de sedan compacto (comprimento: 4,16 m; largura: 1,73 m);
> perfil ideal em termos de estilo, com 1/3 superfícies de vidro;
> altura de apenas 1,48 m, favorecendo a aerodinâmica;
> carroceria que privilegia o espaço INTERNO, com balanços dianteiro e traseiro reduzidos.

+ CONFORTO

Primeiro eixo para proporcionar maior conforto: liberar espaço para o motorista e seus passageiros. Tirar o supérfluo do espaço interno para dar mais conforto e habitabilidade.

O painel baixo e com linhas horizontais permite oferecer mais espaço para o passageiro dianteiro, assim como um porta-objetos amplo e de fácil acesso. Este resultado foi obtido adotando-se uma interface 100% digital e otimizando a arquitetura do posto de direção:

> instalação do airbag do passageiro no teto (tecnologia Airbag In Roof), que abre ao longo do para-brisa (habitualmente, ele se situa no painel);
> supressão dos botões de comando a favor de uma tela tátil de 7 polegadas, que agrupa todas as funções de ar condicionado, meios de comunicação, navegação, configuração, telefone, serviços online e ajuda à direção, entre outros;
> substituição do painel de instrumentos tradicional por uma tela digital;
> para as versões equipadas com caixa de câmbio ETG, a alavanca de troca de marchas tradicional foi substituída pelo sistema «Easy Push». Este comando simplificado consiste em um push de seleção «D, N, R» na parte inferior do painel de bordo, além de Paddle Shifts no volante para trocas de marchas manuais.

Os largos assentos dianteiros se beneficiam também desta nova arquitetura: eles foram desenhados com um espírito de “sofá” para maior conforto e usabilidade.
Atrás, os passageiros desfrutam de um espaço para os joelhos similar àquele de um CITROËN C4. Dispondo de uma distância entre-eixos equivalente, o CITROËN C4 CACTUS consegue oferecer a mesma habitabilidade mesmo sendo mais compacto (somente 4,16 m de comprimento para facilitar a manobrabilidade na cidade). Além disso, ele oferece um volume de porta-malas de 358 litros.

Segundo eixo que participa da sensação de conforto: um ambiente ao mesmo tempo descontraído e elegante. O design interno apurado contribui muito à beleza do espaço interno:
> o tratamento dado às maçanetas das portas é similar ao das malas de viagem (cintas de couro);
> o revestimento de assentos, portas e painel é oferecido em três tonalidades diferentes: Ambiance Stone Grey, Pack Purple Inside e Pack Habana Inside.

+ TECNOLOGIAS ÚTEIS

Fáceis de serem usadas, acessíveis a todos e conectadas. As tecnologias do CITROËN C4 CACTUS são decididamente voltadas para as verdadeiras necessidades dos motoristas.

Uma interface de direção 100% digital, 100% tátil e 100% intuitiva.

De série, o tablet tátil de 7 polegadas, associado a seus 7 pushs sensitivos, permite acessar todas as funcionalidades de um carro moderno (dependendo das versões):
> ar condicionado automático;
> meios de comunicação (incluindo o rádio digital, o “streaming” áudio, a conexão dos dispositivos portáteis, o armazenamento de músicas e a visualização de suas próprias fotos);
> navegação (visão da cartografia em perspectiva, exibição dos limites de velocidade, consideração das condições de trânsito e possibilidade de escolher a rota mais econômica em combustível);
> ajudas à direção (exibição da câmera de ré, Park Assist, Limitador/Regulador de velocidade programável);
> telefone (conexão Bluetooth, acesso ao diretório, exibição das fotos de perfil e gestão de chamada dupla);
> serviços conectados (portal CITROËN Multicity Connect através de conexão 3G);
> ajuste dos parâmetros (incluindo, notadamente, um manual de bordo interativo).

Todos os comandos são agrupados em uma única tela para ficarem permanentemente acessíveis.

O CITROËN C4 CACTUS também pode ser conectado ao portal de aplicativos CITROËN Multicity Connect, pilotado a partir do tablet táctil de 7 polegadas que pode receber um modem 3G. Adaptados para o uso automotivo, esses múltiplos aplicativos facilitam a vida do motorista e de seus passageiros:
> guiando-o para o posto de gasolina o mais próximo e/ou o mais barato, graças ao aplicativo “Combustível”;
> permitindo-lhe encontrar um hotel ou um restaurante com os aplicativos “Páginas Amarelas” e « Trip Advisor » ;
> informando-o sobre o estado do trânsito graças ao aplicativo « Michelin Trafic»;
> e alertando-o sobre as áreas de tráfego apresentando riscos graças ao aplicativo « Coyote ».
Todos esses aplicativos são inteiramente integrados à interface de direção e podem levar em conta as informações do carro (posição, velocidade, itinerário de navegação, nível de combustível...) para fornecer uma informação relevante e, no momento certo, para antecipar as necessidades do motorista em todas as situações.


Ajudas à direção 100% úteis

Para uma direção serena, o CITROËN C4 CACTUS dispõe de ajudas à direção selecionadas para facilitar o dia a dia do motorista:

> Para estacionar sem dificuldade, o sistema Park Assist auxilia o motorista durante sua busca por uma vaga de estacionamento e executa uma manobra automática (após a vaga detectada). O motorista só tem de gerir a aceleração e a frenagem;

> As manobras de estacionamento são realizadas com toda tranquilidade graças à câmera de ré, cuja imagem é exibida no tablet tátil;

> A ajuda à partida em declive (Hill Assist) mantém automaticamente o veículo freado durante 2 segundos. Ela permite uma partida fácil em declives superiores a 3%, sem risco de recuo do veículo ao soltar o pedal do freio;

> A iluminação estática de cruzamento oferece um feixe luminoso adicional na parte interna da curva e, assim, aumenta a visibilidade e a segurança nas curvas e nos cruzamentos;

> O serviço CITROËN eTouch inclui um sistema de chamada de emergência e de assistência localizada (dependendo dos países), dois serviços gratuitos e disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana graças a um cartão SIM integrado, que garantem, em caso de incidente ou de acidente, uma localização precisa e uma intervenção rápida dos socorros.

Inovações tecnológicas para mais conforto

Conforto a bordo com um teto solar de grandes dimensões dotado de tratamento térmico de alto desempenho (o melhor do mercado) que filtra a luz e isola o calor. Ele protege contra os efeitos dos raios UV com propriedades comparáveis àquelas de óculos de sol de categoria 4. Sua proteção luminosa, térmica e acústica elimina a necessidade de usar um para-sol, a favor da redução (-6 kg) e da distribuição de peso (centro de gravidade mais baixo, a favor do comportamento na estrada).

Conforto de direção com o «Smart Wash», uma inovação simples e astuciosa que permite eliminar o desconforto visual ligado à lavagem do para-brisa. Os difusores do dispositivo de lavagem do para-brisa são integrados na extremidade do limpador, melhorando a varredura e a limpeza do vidro. A visibilidade é assim preservada durante toda a lavagem do para-brisa, e a quantidade de líquido necessária é dividida por 2 se comparada a um sistema tradicional.


…E UM PREÇO COMPETITIVO

Superar a expectativa do cliente oferecendo mais, porém permanecendo acessível. Para resolver esta equação, a CITROËN escolheu adotar uma abordagem pragmática. O custo de um carro consiste não apenas do preço de compra, mas também em seu custo de utilização (consumo de combustível, custos de manutenção...). A CITROËN tem procurado oferecer soluções que respondem de forma relevante a cada uma dessas questões.

Acompanhar o cliente da compra à revenda

À imagem das ofertas do segmento de Telefonia Móvel, a CITROËN propõe aos clientes do C4 CACTUS opções de compra sob forma de prestação mensal ou por quilômetro (dependendo do país). Esta oferta, única no mercado, permite cobrir todas as despesas durante o prazo de assinatura, fora aquelas de combustível – inclui seguro e manutenção. Por um valor mensal fixo, o cliente tem a possibilidade de decidir o nível de acabamento do carro (equipamentos, motorização...) e o nível de serviço dos quais ele realmente precisa, sem ultrapassar seu orçamento (tipo de cobertura, quilometragem percorrida…).

Reduzir o consumo de combustível

A procura de eficiência e a caça ao supérfluo são as chaves para se conseguir reduzir o consumo sem ter que recorrer a tecnologias caras. Diminuir a massa permite adotar as últimas gerações de motores de menor cilindrada. O que apresenta a vantagem de reduzir o consumo, enquanto preserva o prazer ao dirigir.

No total, obteve-se no C4 CACTUS um ganho de 200 kg em relação a um CITROËN C4, permitindo ao novo modelo uma massa de 965 kg. Este resultado foi a consequência de definições como:

> utilização de uma plataforma compacta e leve;
> contar com motores de última geração e de baixa cilindrada, atendendo às futuras regulamentações Euro6 (motores a gasolina PureTech e diesel BlueHDi, todos equipados com Stop & Start);
> materiais de alto desempenho: aço de altíssimo limite elástico (THLE), alumínio no capô e nas vigas dianteiras e traseiras;
> escolhas de redução de peso assumidas: vidros traseiros que podem ser entre-abertos (-11 kg) e banco traseiro dobrável monobloco (-6 kg).

Este ganho de peso permitiu o desenvolvimento de uma versão a gasolina com menos de 100g de CO2/km e uma versão diesel com somente 82g de CO2/km, ou seja, um consumo de apenas 32,2 km/l.

Propor custos de utilização mais baixos

Além do baixo consumo de combustível, o conjunto total dos custos de utilização do CITROËN C4 CACTUS foram reduzidos em quase 20% em comparação com as referências do segmento de sedãs compactos. Fraças ao trabalho realizado na otimização das massas, o consumo de peças de desgaste pode ser reduzido de maneira significativa. E, graças aos Airbump, os custos de reparação puderam ser fortemente reduzidos.

 

 

 

 

 

 

 

 
 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.