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23/09/2014
Fiat faz recall de alguns modelos
Unidades fábricas entre 2012 e 2014 dos modelos Fiat Punto, Bravo, Ideia e Doblò podem apresentar defeito que dificulta o engate da primeira marcha.
 
   
 
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A Fiat anunciou ontem(22) que quatro de seus modelos terão de passar por recall para corrigir falhas na caixa de câmbio. O chamado afeta 86.986 unidades de 13 versões do Punto, Idea, Doblo e Bravo. Segundo a montador,a as falhas dificultam o engate da primeira marcha, o que pode causar acidentes.

O chamado é dividido em dois reparos diferentes. No primeiro, proprietários do Punto Essence, Punto Essence Dualogic , Idea Adventure, Idea Sporting e Idea Sporting Dualogic terão que comparecer a uma oficina da marca para trocar o óleo lubrificante da caixa de câmbio. De acordo com a Fiat, o objetivo é “adequá-los às especificações previstas no Manual de Uso e Manutenção”. Os veículos listados foram fabricados entre 1º e 22 de fevereiro de 2014.

O segundo reparo afeta o Punto T-Jet, Doblo Adventure, Idea Adventure Dualogic, Idea Essence, Idea Essence Dualogic, Bravo Sporting, Bravo Sporting Dualogic, Bravo Absolute e Bravo Absolute Dualogic. Já nestes modelos, a Fiat terá que substituir o óleo lubrificante da caixa de câmbio e substituir componentes da engrenagem da primeira marcha quando o carros estiverem com mais de 40 mil km rodados. Este defeito afeta as unidades fabricadas entre 1º de fevereiro de 2012 e 22 de fevereiro de 2014.

Quando o veículo não passa por esses reparos, ele pode sofrer a um processo de desgaste prematuro. Segundo Fiat, foi detectado que o condutor pode ter dificuldade para engatar a primeira marcha do carro por conta do defeito. Com esse tipo de problema, o motorista pode não conseguir colocar o carro em movimento e causar um acidente com risco de danos físicos e materiais.

O recall pode ser agendado através do telefone 0800 707 1000 e leva cerca de uma hora nos casos em que é necessário somente substituir o óleo, já quando é necessário trocar componentes do câmbio  pode levar até 10 horas.

O Procon-SP orienta a todos os consumidores envolvidos em campanhas de chamamento a exigirem o comprovante de que o serviço de reparo tenha sido realizado. O documento deve ser conservado e repassado adiante em caso de venda. O direito ao reparo gratuito também é garantido aos proprietários de veículos que foram comercializados mais de uma vez.

Os veículos que não atenderem ao recall e forem reparados em até 12 meses trarão a informação do não atendimento no campo "observações" do próximo Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV), conforme determinado pela Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito.

 

 

 

 

 

 

 

 
 
   
 
   
 
   

 
 

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