NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
08/12/2014
Citroën C4 Lounge THP FLEX: a partir de R$ 78.790
Novo modelo ganha agora motorização bicombustível passando a ter 173 cv com etanol e uma nova geração de câmbio automático sequencial.
 
   
 
+ veja mais fotos

O Citroën C4 Lounge THP FLEX chega ao mercado tornando ainda mais atraente o moderno sedã que conquistou os consumidores mais exigentes por seu conforto, estilo, requinte e comportamento dinâmico de referência. Agora, todos esses atributos se juntam ao novo motor THP FLEX, proporcionando ainda mais desempenho ao modelo: são 173 cv de potência disponíveis com o uso de 100% de etanol! 

O Citroën C4 Lounge THP FLEX passa a oferecer também uma nova geração de seu moderno câmbio automático sequencial de 6 marchas (AISIN AT6), garantindo mais conforto e uma economia de combustível 7,5% maior se comparada com a versão anterior a gasolina.


Mais potente, mais confortável, mais econômico e mais seguro. O modelo, que chega às concessionárias da marca já como linha 2015, traz ESP (controle de estabilidade) de série nas duas versões (Tendance e Exclusive). Para o motorista, garantia de um caminho sempre seguro, independente das adversidades encontradas pela frente.
 
“Com a chegada do C4 Lounge THP FLEX, respondemos com precisão às necessidades e desejos de nossos clientes, que demandam por produtos tecnologicamente avançados e exclusivos, mas sem abrir mão da economia”, explica Francesco Abbruzzesi, diretor geral da Citroën do Brasil.

O motor THP FLEX 
O desenvolvimento do THP FLEX, primeiro motor com injeção direta turbo FLEX do segmento M1 Sedan – e também do Grupo PSA -, foi fruto do trabalho conjunto dos departamentos de Engenharia da PSA da América Latina e da França, tendo como base a versão anterior a gasolina. 

A “Operação THP FLEX”, como foi chamada pelos técnicos, envolveu diretamente 35 profissionais e consumiu 36 meses de trabalho.

Para tanto, foram realizadas inúmeras missões no Brasil (Porto Real, Teresina, São Paulo e Rio de Janeiro), França e Espanha, além de rodagens complementares na Argentina (Buenos Aires e Córdoba). Ao todo, a operação utilizou 40 carros de teste, rodando mais de 600.000 km sob inúmeros ensaios e testes, como de partida a frio, partida a quente, calibrações do carro em dinamômetro, acertos às normas de emissões, provas de fadiga e durabilidade, entre outras. 


Acerto local
Entre as alterações necessárias para a transformação do motor THP em FLEX, estão o remapeamento do calculador (central de gerenciamento eletrônico do motor). A nova calibragem foi desenvolvida especialmente para atender às condições brasileiras e o gosto dos consumidores, que apreciam motores elásticos que ofereçam boas retomadas de velocidade.

A injeção direta e a utilização de uma bomba de alta pressão de 200 bar possibilitaram dispensar sistemas adicionais de aquecimento de combustível para a partida a frio. A taxa de compressão foi alterada de 10,5:1 para 10,2:1, atendendo plenamente aos novos parâmetros de funcionamento do motor. 

A presença de um novo sensor, de etanol, assegura a leitura perfeita do combustível utilizado para que o sistema desenvolva a estratégia adaptada às condições de rodagem.

Outro destaque é a utilização de uma bomba de combustível pilotada, que se adapta às condições de utilização do motor, otimizando desempenho e consumo.

O resultado é uma potência de 173 cv a 6.000 rpm quando abastecido com etanol. O torque máximo, de 240 Nm, já aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm. Esta característica garante grande prazer ao dirigir, com retomadas ágeis e potentes, principalmente pelo fato de 156 Nm já estarem disponíveis logo a 1.000 rpm.

De gasolina para FLEX
As principais alterações introduzidas no motor THP (Turbo High Pressure) 16V para transformação em FLEX:
- Calibragem específica de calculador motor;
- Sistema de injeção com bomba de alta pressão (200 bar);
- Adequações para contato com etanol em componentes como cabeçote, válvulas, sedes de admissão e escape, pistões, anéis, bronzinas, tubulações etc.;
- Velas de ignição com índice térmico adaptado ao motor FLEX;
- Bomba de combustível pilotada e reforçada para o contato com o etanol;
- Presença de sensor de etanol (para identificar o porcentual de etanol no combustível), com atuação instantânea para maior eficiência de funcionamento do motor;
- Reforço dos mancais no eixo do turbo;
- Nova cartografia do pedal de aceleração.

Novo câmbio 
O Citroën C4 Lounge THP FLEX também conta com uma nova caixa de câmbio, denominada AT6 III, de última geração. Mais compacta e com menor peso, ela realça ainda mais o conforto e se ajusta perfeitamente ao novo motor, proporcionando trocas suaves e rápidas. A relação de transmissão foi alongada em 11%, com leis de passagens definidas para permitir maior suavidade e economia. Mais eficiente, a caixa de câmbio sequencial AT6 III conta com um novo conversor de torque, com aperfeiçoamentos a favor de uma maior economia de combustível. 

Como resultado, o Citroën C4 Lounge THP FLEX ficou ainda melhor de dirigir. "Além da relação mais longa, o câmbio passou a ter a função RDT (Redução de Tração), que diminui as vibrações em marcha lenta quando o câmbio está na posição Drive. Essa função, além do conforto nos grandes congestionamentos, também reduz o consumo de combustível", afirma Richard Balse, responsável pela área de Síntese Cliente PSA Peugeot Citroën.

O conceito Lounge
Lounge significa “sala de estar, ambiente agradável, aconchegante e refinado”. E é exatamente isso que o Citroën C4 Lounge THP FLEX oferece. Com medidas generosas (4,62 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,50 m de altura), o modelo apresenta visual insinuante e sedutor, além de muito conforto interno.

O C4 Lounge atende plenamente às exigências do consumidor e traduz todos os valores da Citroën. Estilo imponente e moderno, bem-estar a bordo e inúmeras tecnologias embarcadas tornam o C4 Lounge um sedã à altura de modelos de segmentos superiores. Ele foi concebido para que os ocupantes desfrutem com prazer o tempo passado dentro do veículo. Oferece sensação de bem-estar sem precedentes no segmento, com acomodação generosa nos lugares dianteiros e traseiros. Além da distância entre-eixos mais longa do segmento (2,71 m), todos os assentos são envolventes e os encostos traseiros têm reclinação de 29 graus. Os ocupantes contam com vários porta-objetos, aumentando a comodidade. O resultado é ser o sedã com maior espaço interno da categoria. O porta-malas também é amplo e versátil, com capacidade para 450 litros VDA. “Estes fatores explicam o grande Índice de Fidelização que temos obtido em nossa base de clientes, no patamar de 40%”, comemora Laurent Barria, diretor de Marketing da Citroën do Brasil.

Estilo sedutor. O equilíbrio como fonte de inspiração.
Sofisticado por dentro, elegante por fora. Graças a elementos visuais, o sedã apresenta design marcante, na linhagem dos códigos da marca: formas esculpidas, ampla grade, vidro traseiro côncavo, faróis e lanternas com estilo marcante. 

O modelo possui luzes diurnas e feixes de LED, elementos que traduzem a modernidade do projeto e reafirmam a posição de vanguarda tecnológica da marca. Estas guias criam uma identidade visual única dentro do segmento, tanto de dia quanto à noite. A grade com o Chevron em destaque se estende até os faróis, transmitindo a impressão de que o carro é mais largo. Os apliques em acabamento cromado confirmam sua vocação de sofisticação e elegância.

A lateral é fluida e se caracteriza pela ausência de frisos, deixando o visual mais limpo. A ousadia da marca se expressa pela presença de vincos acentuados e superfícies esculpidas. O objetivo visual foi alcançar um aspecto que combinasse elementos familiares e esportivos no mesmo veículo. A coluna C é alongada e, graças à curvatura do vidro traseiro, a tampa traseira pode abrir mais, melhorando o acesso ao porta-malas. 

Visto de traseira, o sedã exibe personalidade, com balanço traseiro integrado e compacto. O para-choque, com volumoso difusor preto e a saída dupla de escape, reforça a tendência esportiva, enquanto as lanternas afiladas, unidas por uma moldura cromada, transmitem solidez. Os detalhes cromados esculpidos em formas depuradas e as rodas de liga leve engrandecem a silhueta top de linha. Destaque para o novo monograma traseiro “THP FLEX”, verdadeiro cartão verde para o consumo de combustíveis renováveis!

Condução valorizada
As qualidades se manifestam antes de o motorista assumir o volante. O modelo oferece Start/Stop, de partida sem chave. Além disso, o sistema Keyless detecta a aproximação do condutor e destrava a porta. Para ligar o motor, basta apertar o botão, localizado no painel, à esquerda do volante.

A posição de dirigir é privilegiada e o motorista tem acesso aos principais comandos sem tirar as mãos do volante. Ergonômico, o C4 Lounge propicia conforto de condução, inspirando confiança ao motorista e tranquilidade aos passageiros. A alavanca de câmbio está posicionada de modo a funcionar como uma extensão do braço do condutor. O quadro de instrumentos mescla informações analógicas e digitais. É completo e, dependendo da versão, permite cinco personalizações, que variam do branco ao azul.

A escolha dos materiais internos também seguiu critérios rigorosos, para atender às mais altas expectativas da Qualidade Percebida: as superfícies foram desenvolvidas para agradar aos olhos e ao toque. O painel tem revestimento em Slush (material com toque mais macio, que permite modelagem e textura) e textura Gigaé (grão que alterna zonas foscas e brilhantes). As portas possuem painéis com toque soft, proporcionando maior conforto. 

Já os bancos, além do design arrojado e do ótimo acabamento, têm densidade variável, dependendo da área, para assegurar conforto e segurança. Revestidos com couro Zina e na cor Tramontane, recebem couro metalizado ou perfurado (perfuração quadrada), com pesponto duplo e prateado.

No C4 Lounge, há um balanceamento perfeito entre materiais quentes e nobres (de conotação sofisticada) e elementos concretos e frios, que acrescentam tom levemente esportivo.

 

Sensibilidade na estrada digna da Citroën
Tradição nos veículos da Citroën, as suspensões são calibradas para garantir conforto aos ocupantes, mas sem abrir mão da estabilidade. A suspensão dianteira utiliza rodas independentes, eixo Pseudo MacPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação. Na traseira, o modelo conta com travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação.
 
Todo o conjunto de suspensões foi desenvolvido para proporcionar grande estabilidade e filtragem de ruídos, mas sem deixar de lado o conforto, elemento fundamental da marca.
 
No C4 Lounge, não se notam as imperfeições da estrada. E, além do conforto, o sedã transmite segurança ao volante. A direção eletro-hidráulica é precisa, e as oscilações transversais foram totalmente controladas. O resultado é um veículo que inspira confiança imediata no condutor e nos passageiros.

Outra vantagem é a facilidade para a realização de manobras de estacionamento, graças ao diâmetro de giro de apenas 11,1 metros. Isso, aliado ao sistema de assistência, bem leve em baixas velocidades, facilita o uso urbano. Em altas velocidades a direção é firme e direta.

Por não fazer nenhuma concessão à segurança de seus passageiros, o Citroën C4 Lounge propõe um sistema de frenagem particularmente seguro. O ABS, o Repartidor Eletrônico de Frenagem (REF) e a Ajuda à Frenagem de Urgência (AFU) constituem, de série, um leque de equipamentos de ajuda à frenagem ultracompleto.

Equipamentos que ajudarão o motorista nas mais delicadas situações. Controles de estabilidade também de série, como o ESP e o ASR (antipatinagem), asseguram máximo desempenho. A segurança passiva é também de melhor nível com seis airbags, cintos de três pontos de ancoragem ou, ainda, fivelas Isofix nos assentos laterais traseiros.

O puro prazer de dirigir
Confortável e fácil de conduzir, com uma direção precisa, oscilações transversais totalmente controladas e reações eficientes (frenagem de emergência), o Citroën C4 Lounge inspira uma confiança imediata no condutor e nos passageiros.
 
Estável e fácil de dirigir em qualquer situação, o Citroën C4 Lounge foi concebido para oferecer máximo conforto e bem-estar tanto em uso urbano quanto em viagens. Submetido a uma condução esportiva, oferece reações previsíveis, mas nem por isso menos emocionantes.

O Citroën C4 Lounge agrega tecnologias de última geração e equipamentos de conforto, conveniência e segurança incomuns para um carro de sua categoria.

Entre os principais, podemos destacar
• Rádio GPS MyWay - Sistema integrado de áudio e navegação, conjugando rádio, CD, MP3, Bluetooth e GPS. Possui tomada USB e entrada auxiliar localizada atrás da alavanca de câmbio; 

• Sistema de áudio HIFI de alta qualidade sonora com espacialização ARKAMYS, que garante melhor equalização e distribuição de graves e agudos. Alto-falantes de excepcional qualidade, com potência de 25 W x 4;

• Bluetooth e sistema hands-free − Recebe e emite ligações através do sistema de áudio do veículo. Dependendo do modelo do aparelho, o telefone transmite MP3 para o rádio sem necessidade de uso de fio;
 
• Painel personalizável − Pode-se alterar a cor dos mostradores, independentemente da cor das telas. Estas cores dividem-se em variantes que vão do branco até o azul;

• SAM – Smart Alert Move (sensor de ponto cego) − O indicador situado no retrovisor externo acende-se para prevenir a chegada de um veículo à zona de detecção de pontos cegos;

• Sistema Keyless − É ao mesmo tempo um acesso eletrônico e um sistema de autorização que habilita certas funções do veículo. Para isso, o sistema eletrônico precisa identificar a chave perto ou dentro do carro. No momento em que um motorista carregando a chave se encontra a aproximadamente 2 metros do carro, a chave é identificada por um sensor de proximidade do veículo e por um gerador de ondas de rádio dentro da própria chave. O veículo é, então, automaticamente destravado quando a maçaneta é puxada. A chave eletrônica pode estar no bolso, na mão ou na bolsa do motorista: não é necessário procurá-la ou inseri-la na fechadura da porta. Além disso, o sistema permite o travamento das portas por meio do mesmo mecanismo. Em caso de vidros ou teto solar aberto, o sistema automaticamente aciona o fechamento dos mesmos;

• Sistema Start/Stop − Permite acionar o motor do C4 Lounge com uma pressão do dedo, como num carro de competição. Para ligar o carro, a chave precisa estar dentro do habitáculo. O volante e a ignição são destravados através de um transponder sem fio, sem a necessidade de colocar a chave na ignição; 

Todas as outras operações são feitas dentro da cabine: quando você pressiona levemente o botão no console central, ativa a ignição. Para dar a partida e desligar o motor, basta pressionar o botão de Start/Stop e, ao sair do carro, é preciso apenas pressionar o pequeno botão de trava na maçaneta da porta do motorista para travar o carro novamente;

• Câmera de ré − Localizada no para-choque traseiro, a câmera de ré se ativa ao engatar a marcha à ré e permite visão da traseira do C4 Lounge na tela localizada no centro do painel. O motorista pode se orientar por meio de linhas auxiliares que aparecem na imagem. As linhas verdes mostram a direção geral do veículo, as vermelhas representam o limite do para-choque e as azuis simulam o caminho do veículo se for feita uma manobra de ré com as rodas totalmente viradas;

• Função Restore − Esta função ativa a ventilação durante alguns minutos enquanto o motor estiver desligado. Por exemplo, quando sair do veículo, os passageiros presentes podem beneficiar de uma circulação de ar sem acionar o motor. Esta função encontra-se disponível ao ligar a ignição, assim como ao desligar o motor. A duração e a disponibilidade da função dependem do nível de carga da bateria. Quando a função Restore se encontra ativada, as regulagens de temperatura, fluxo e distribuição do ar são geridas automaticamente em função da temperatura exterior;

• Teto solar eletrônico − A Citroën se destaca por oferecer modelos com habitáculo iluminado e de ampla visão para fora do veículo − casos do Novo Citroën C3 e do C4 Picasso. O C4 Lounge não poderia ser diferente: oferece teto solar com ampla abertura, que ajuda a minimizar a temperatura interna em dias muito quentes, ventila e renova o ar no interior do veículo.

Pós-venda
O Citroën C4 Lounge THP FLEX possui 3 anos de garantia contratual e é beneficiado pelo plano de manutenção com Preços Fixos, um programa de pós-venda para as revisões em intervalos regulares de 10.000 km. Por meio dele, além do preço fixo e da precisão na verificação dos itens indicados no plano de manutenção periódica, os proprietários do C4 Lounge terão a possibilidade do parcelamento dos custos em quatro pagamentos mensais.



 

 

 

 

 

 

 

 
 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.