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13/01/2015
DICA: O que é um pneu Run Flat?
Saiba qual é funcionalidade e a diferença do pneu Run Flat para um convencional.
 
   
 
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O pneu Run Flat, se traduzir para o português significa “Correr Plano/Murcho”. É um pneu desenhado para rodar mesmo se estiver furado, ele não causa danos a sua roda. Por exemplo: Quando um pneu convencional fura, o ar todo escapa e faz com que a roda do seu carro entre em contato com o asfalto, o que pode ser fatal para a roda, pois faz com que ela fique amassada, riscada e até mesmo que não possa ser mais usada.

Agora, se você tiver um Run Flat e ele furar, você poderá continuar dirigindo sem ter que parar para fazer os devidos reparos. Mas isso não significa que você vá poder dirigir com o pneu furado para sempre, pois terá que trocar ou repará-lo.

Diferença entre pneu Run Flat e pneu convencional

A diferença entre pneu Run Flat é que ele possui paredes reforçadas e isso faz com que se a parede murchar até a um ponto em que a roda passe por cima da parede e rasgue-a, então as paredes do pneu Run Flat manterá uma altura da pista de forma com que a roda não encoste no asfalto.  O pneu Run Flat foi desenhado para que fique na roda mesmo depois que o pneu furar, diferente do pneu comum que poderá sair da roda no caso de um furo.

Como funciona o pneu Run Flat

Essa é uma nova tecnologia que se baseia em flancos que é reforçado no interior do pneu. Então quando um pneu fica vazio, ele fica colapsado devido ao peso do veiculo, o que leva os talões saírem da jante e duas paredes laterais se esmagarem na estrada. Então, em poucos quilômetros o pneu já fica destruído pela pressão e os flancos reforçados mantém o pneu na jante, conseguindo carregar o peso do veículo por 80 quilômetros após sua perfuração em perda total da pressão do ar.

Os pneus com Run Flat podem ser montados em qualquer veiculo?

Não! Eles só podem ser montados em automóveis especificamente concebidos para essa tecnologia ou no mínimo em veículos concebidos para essa opção em mente, como equipamento opcional.

Todos os equipamentos que possuem a tecnologia Run Flat pedem um Sistema de monitorização da pressão dos pneus, senão o condutor pode não perceber que o pneu foi furado. Sem contar que os pneus com essa tecnologia são ajustados à suspensão de cada tipo de veículo, significando que não são adequados para ser montados em outros veículos.

Os pneus Run Flat são facilmente encontrados?

Os pneus Run Flats são encontrados apenas na medida de pneus desportivos. Eles são mais caros, mas com o passar do tempo se tornará mais comum e seu preço então cairá, pois muitas empresas como a Mercedes, BMW, Honda e Chevrolet já começaram a produzir veículos com pneus Run Flat de fábrica.

Você poderá encontrar os pneus Run Flat das seguintes empresas: Dunlop, Continental, Hankook, Bridgestone, Pirelli, Yokohama, Kumho, Michelin e Goodyear.

O pneu Run Flat dura menos quilômetros do que um pneu convencional?

Sim, porém é bem relativo, pois temos que considerar que essa tecnologia esta sendo aperfeiçoada a cada dia. Isso depende então do gosto de cada motorista, pois você poderá continuar dirigindo por quilômetros mesmo se o pneu furar, já com um pneu comum não, mesmo tendo mais duração do que o Run Flat.

Você precisa saber também que o pneu Run Flat é mais pesado do que um pneu convencional, o que faz com que você gaste mais com gasolina.

O valor do pneu Run Flat é maior do que um convencional?

Normalmente ele custa o dobro do que um pneu convencional. Sem contar que você deverá trocá-lo apenas em lugares que sejam adequados para fazer a troca, pois o pneu segue um procedimento de montagem diferente em relação aos pneus comuns, não sendo recomendável fazer a troca em qualquer lugar onde não seja especializado na troca de Run Flats.

Se você não fizer a troca em um lugar específico, ou seja, se o pneu não for devidamente instalado, o risco do pneu se tornar inútil é muito maior e ainda custa a vida de um pneu que você pagou caro.

O valor da troca é até mais cara, pois é mais difícil de ser feita e ainda demora mais tempo. Mas considere ir a locais próprios para a troca.

Vantagens em ter um pneu Run Flat

Com um pneu Run Flat você pode passar por cima de um objeto pontiagudo ou um prego que o pneu ainda continuará rodando até a uma distância ideal para que você o troque.  Mas é muito importante que o pneu seja verificado sempre para que o condutor saiba se ele vai precisar ser ou não trocado.

Outro ponto positivo do pneu Run Flat é que ele dificilmente apresentará bolhas, pois sua parede é muito dura. Então uma bolha nesse tipo de pneu não será um problema enorme, mas em um pneu comum a bolha pode fazer com que o pneu exploda. No caso do Run Flat, se a bolha explodir o pneu somente perderá o ar, permitindo você rodar normalmente.

No caso de um rasgo no pneu Run Flat, ele ainda poderá ser utilizado até a certa distância, pois ele continuará a manter a sua forma e você poderá dirigir até que chegue a um local apropriado para reparos e trocas de pneus Run Flat.

E mesmo que passe por estas situações nas estradas e avenidas, você pode ter certeza que o pneu continuará a manter a sua estrutura, o que dá mais segurança ao condutor.

Como identificar uma perda de pressão nos pneus Run Flat?

Com um Sistema de monitorização da pressão dos pneus Run Flat o condutor fica sabendo quando a pressão está abaixo dos limites estabelecidos. Então qualquer veiculo que use essa tecnologia tem que ter esse sistema de monitorização da pressão dos pneus.

Esse sistema oferece a vantagem de que o condutor não tenha que ficar verificando a pressão dos pneus, pois a função do Sistema de monitorização é de avisar o condutor no caso de uma queda anormal (furo) ou se a pressão for demasiadamente baixa, em relação ao valor predefinido.

Porém, o fato de possuir um sistema de monitorização não é uma garantia de que o veiculo esteja com a pressão nos pneus correta. É importante que o condutor verifique, pelo menos uma vez por mês, a pressão dos pneus Run Flat para que se certifique de que tudo está em conformidade com as indicações do fabricante do automóvel.

FONTE: JR Pneus


 

 

 

 

 

 

 

 
 
   
 
   
 
   

 
 

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