NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
30/09/2015
Duster Oroch chega para inovar entre as picapes
Nova picape da Renault chega bem equipada e com duas opções de motores.
 
   
 
+ veja mais fotos

Fonte: Sorocaba.com

Em toda a história da Renault no Brasil, a fabricante nunca teve uma picape em sua grade de produtos. E agora, a Renault resolveu apostar nesse segmento. Mais do que isso, a Renault chega apostando num formato completamente inédito, até mesmo para o mercado tradicional de picapes. Tipicamente, o mercado de picapes no Brasil, se divide em duas principais categorias. As picapes compactas derivadas de automóvel, e as picapes médias derivadas de SUVs de maior porte. Pois bem, a Renault está apostando num formato completamente inédito. Trata-se de uma picape pequena/média, derivava do seu Crossover Duster. Ela é claramente maior que picapes derivadas de automóveis (como Fiat Strada e VW Saveiro), porém menor que as picapes médias (Chevrolet S10, Volkswagen Amarok, Nissan Frontier, Toyota Hilux, etc).

Dessa forma, a Duster Oroch segue basicamente a receita do crossover Duster. Pesa a seu favor o fato dela ser mais espaçosa, tanto por dentro, quanto na caçamba que as picapes compactas, ao mesmo tempo que é mais versátil e prática para um uso urbano, que as picapes médias. Assim, a Duster Oroch promete entregar uma dirigibilidade agradável (que deve encantar também o público feminino) sendo mais prática para manobras em estacionamentos de shopping e de prédios, ao mesmo tempo que é mais útil e robusta, para quem precisa de uma picape. A Duster Oroch tem muitos elementos para ser o carro ideal para quem precisa unir necessidades de trabalho, com um cotidiano urbano e eventuais viagens de lazer. Com isso, o cliente final terá um espectro realmente amplo.

Suspensão Multilink

A Duster Oroch foi pensada para oferecer alguns diferenciais. Um deles é a suspensão traseira tipo multilink. Derivada do Crossover Duster, essa suspensão é muito mais confortável que o sistema de eixo rígido e feixe de molas, encontrado em picapes médias. Isso promete reduzir as vibrações, melhorando a acústica, e permitindo a Duster Oroch uma dirigibilidade comparável as picapes compactas.

Muito espaço

Por outro lado, a Renault não economizou no espaço, e nem na capacidade de carga da caçamba da Oroch. Ela conta com generosos 2,82 cm no entre-eixos. Essa é a maior distância entre picapes compactas. E também pode carregar até 650 kg, com capacidade volumétrica de até 683 litros, na caçamba (o maior volume da categoria). O espaço é generoso, com 1,35 metros de comprimento. Mas a Oroch contará ainda com um acessório que permitirá estender o comprimento da caçamba. Para isso, basta abrir a tampa e instalar o extensor da caçamba, sobre a tampa aberta. Com isso, o comprimento máximo acrescenta mais 60 cm. E a tampa da caçamba pode receber até 80 kg em peso. Esse extensor terá também espaço para placa do veículo, atendendo a legislação. O espete fica instalado na parte de baixo da caçamba com trava à chave, para não tomar espaço das cargas, na caçamba e nem ser furtado.

Maior mobilidade

Por ser derivada de um Crossover, a Oroch conta também com boa mobilidade em terrenos acidentados. Ela tem o maior vão livre da categoria, quando comparada as picapes compactas. Ainda que não tenhamos os preços da Oroch, já é sabido que, na prática, ela vai concorrer com as picapes compactas. Assim, a Oroch tem 20,6 cm de altura em relação ao solo. Isso é maior que os 19,4 cm da Fiat Strada e maior que os 19 cm da VW Saveiro. Aliás, o espaço pode ser comparado aos 22,5 cm da picape média Chevrolet S10. Além disso, a Oroch contará com um ângulo de ataque de expressivos 26 graus. E um ângulo de saída de quase 20 graus. Certamente, isso ajudara na mobilidade em obstáculo. Por enquanto, a Duster Oroch só estará disponível com tração 4x2 dianteira. Mas existe chance dela,em algum momento, trazer a mesma tração 4x4 disponível no Duster. Também, nesse primeiro momento, só existirá a oferta de câmbio manual. A opção do automático deverá chegar mais para frente.

Motores e transmissões

Serão duas opções de motores flex. Idênticos ao do Duster, a Oroch terá uma opção de motor 1,6 litro – 16 válvulas, e um motor 2,0 litros – 16 válvulas. O motor 1,6 litro tem potência máxima de 110 cv na gasolina e 115 cv no etanol (obtidos à 5.750 rpm). O torque máximo é de 15,1 kgmf e 15,9 kgmf, respectivamente, obtidos à 3.750 rpm. Esse motor estará associado a uma transmissão manual de 5 marchas.

Já o motor 2,0 litros conta com potência máxima de 143 cv na gasolina e 148 cv no etanol (obtidos à 5.750 rpm). O torque máximo é de 20,2 kgfm e 20,9 kgfm, respectivamente, obtidos à 4.000 rpm. Esse motor terá uma transmissão manual de seis marchas.

Para melhor aproveitamento do consumo de combustível, todas as versões da Duster Oroch estaão equipadas com o GSI (Gear Shift Indicator). Trata-se de uma indicação no painel que mostra ao condutor qual a melhor marcha a ser utilizada, sempre de acordo com o estilo de condução. De foma complementar, todas as versões também terão o botão Eco-Mode. Com ele acionado, o consumo pode ser reduzido em até 10%. Esse botão limita o torque e a potência do motor e reduz a potência do ar-condicionado. Uma indicação ECO aparece no painel.

Três versões

A Duster Oroch chegará em três versões de acabamento: Expression com motor 1,6 litro e Dynamique com motores 1,6 litro e 2,0 litros. A parte interessante é que não existe Oroch “pelada”. Desde a versão básica, a Oroch traz o essencial para conforto e comodidade.

Faz parte do pacote básico Expression:

Ar-condicionado manual;
Banco do motorista com regulagem de altura;
Direção hidráulica;
Protetor de caçamba;
Travas elétricas;
Quatro vidros com acionamento elétrico;
Volante com regulagem de altura;
Luzes diurnas;
Roda de liga-leve de 16 polegadas;
Rádio com CD-Player, entrada USB + Bluetooth;
Comandos de áudio na coluna de direção;
Trancamento automático das portas;
Alarme

Como opcional na Duster Oroch Expression, está o “Pack Plus”, que acrescenta retrovisores elétricos e faróis de neblina.

O pacote Dynamique é exatamente igual em equipamentos, independente da opção do motor 1.6 ou 2.0 litros. Ele acrescenta:

Central multimedia Media NAV Evolution;
Computador de bordo de 10 funções;
Faróis de neblina;
Volante revestido em couro;
Pneus de uso misto;
Rodas de alumínio escurecidas;
Indicador de temperatura externa;
Controle de cruzeiro com limitador de velocidade;

Existe ainda o “Pack Outsider”, que deixa a Oroch com visual mais aventureiro. Ele inclui:

Protetores Frontais;
Duplo farol auxiliar;
Protetor do vidro traseiro;
Capota marítima;
Alargadores dos paralamas;

Outro opcional das versões Dynamique são os bancos forrados parcialmente em couro. O Duster Oroch será comercializado em sete diferentes cores: Verde Esmeralda; Branco Neige; Prata Etoile; Cinza Acier; Petro Nacré e Vermelho Fogo.

Preços

Versão Expression 1.6 – R$ 62.290
Opcionais: Retrovisor elétrico + faróis de neblina (R$ 700)

Versão Dynamique 1.6 – R$ 66.790
Opcional: Bancos em couro (R$ 1.700)

Versão Dynamique 2.0 – R$ 70.790
Opcional: Bancos em couro (R$ 1.700)




 

 

 

 

 

 

 

 
 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.