A Audi divulgou a nova versão esportiva do maior SUV da marca, O Audi SQ7 TDI. O modelo se situará como topo de linha graças à sua imagem esportiva, à potência diesel e à incorporação pela primeira vez de um compressor elétrico.
O motor utilizado pelo SQ7 será o V8 4.0 TDI, projetado a partir do zero e inédito até agora. Desenvolve uma potência de 435 cv e um enorme torque de 900 Nm entre as 1.000 e 3.250 rpm. Com isso o SUV consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e alcançar uma velocidade máxima limitada a 250 km/h. Além do bom desempenho também oferece uma boa eficiência com um consumo de 13,5 km/l e emissões de CO2 de 194 g/km.
A mecânica diesel de 4.0 litros e 8 cilindros é dotada de dois turbos convencionais que estarão apoiados pela incorporação do compressor elétrico. Um dos turbos trabalha a baixas rotações e o outro em altas rotações, aí o compressor elétrico começa a funcionar quase de forma imediata, conseguindo reduzir o atraso típico dos motores turbo alimentados. Para alimentá-lo foi necessária a instalação de um sistema de 48 volts.
Utiliza uma transmissão automática tiptronic de oito velocidades que foi ajustada, além de estar ligado à tração total quattro e a um diferencial esportivo. Outra das novidades é a incorporação de um direcionamento no eixo traseiro, já que as rodas traseiras giram até cinco graus. Também conta com um sistema eletromecânico que ajuda a estabilizar sua carroceria. De série surge com uma suspensão pneumática adaptativa.
Além de uma poderosa mecânica, incorpora alguns detalhes esportivos em sua carroceria. Destacam-se a grade singleframe, as rodas de 20 polegadas (22 polegadas como opcional) e a quádrupla saída de escape. Apresenta iluminação LED de série e se oferece o Matrix LED como opcional. No interior, destaca-se o já conhecido Virtual Cockpit da marca e o seletor de modos de condução Audi Drive Select.
O Audi SQ7 TDI é oferecido com uma configuração tanto para cinco como para sete passageiros e os pedidos poderão ser efetuados nas concessionárias da marca a partir de maio. O preço de partida na Alemanha é de 89.900 euros, bem acima do Audi Q7 e-tron. É lógico que esse preço será encarecido no caso de ser acrescentado algum outro opcional como os freios carbo-cerâmicos, entre outros.