NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
05/08/2020
Gordon Murray T.50: O sucessor do McLaren F1
Superesportivo entra em cena com um motor Cosworth V12
 
   
 
+ veja mais fotos

Após inúmeros adiantamentos oficiais finalmente foi apresentado o novo bólido criado pela Gordon Murray Automotive. Um exclusivo e radical superesportivo que encantará os colecionadores mais endinheirados e entusiastas do mundo automobilístico. Trata-se do novo T.50, um modelo que chega ao mercado com um claro objetivo, ser o ‘sucessor espiritual’ do mítico e icônico McLaren F1.

Trata-se de uma declaração de intenções, mas devemos ter em mente que por trás do novo T.50 se encontra Gordon Murray, projetista do mencionado modelo da McLaren que marcou uma época. A responsabilidade é muito alta, e somente o tempo dirá ele será capaz de alcançar e superar o F1. Mas tendo em conta toda a informação oferecida pela empresa britânica, a possibilidade é muito grande. E mais, a empresa garante que o T.50 foi criado para “melhorar o McLaren F1 em todos os aspectos”.

O design exterior transmite força e capacidade, ao mesmo tempo que fluidez e elegância. Conta com formas muito características e detalhes que lembram o modelo da McLaren. Basta dar uma olhada na parte frontal, concretamente a forma adotada pelos faróis. O teto apresenta grandes superfícies envidraçadas, o que aumenta a quantidade de luz natural que entra no habitáculo.

Na parte traseira, a cobertura do motor, também envidraçada parcialmente, deixa entrever o enorme bloco que se esconde nas entranhas do veículo. As lanternas traseiras mostram uma forma circular muito chamativa e as saídas de escape estão muito bem integradas. Também é preciso destacar o fato de que a carroceria é feita com fibra de carbono e que equipa rodas de liga leve de 19 polegadas no eixo dianteiro e 20 polegadas no traseiro. Elas estão calçadas com pneus Michelin Pilot Sport 4S. Além disso, deixam à vista os freios de alto rendimento.

Um dos traços mais característicos do novo T.50 se encontra na traseira. Uma espécie de ventilador com múltiplas pás ajuda a aumentar a carga aerodinâmica em 50%, e se isso não bastasse, também aumenta a potência. A isso devemos somar os aerofólios traseiros dinâmicos e painéis ativos debaixo da carroceria.

Com relação ao interior, o habitáculo do T.50 apresenta uma interessante atmosfera. Tudo gira em torno da figura do condutor. E prova disso é que conta com um banco central para o condutor ladeado por um banco de cada lado para poder transportar dois passageiros. Materiais como a fibra de carbono estão muito presentes. E embora não ignoremos qual é a natureza deste veículo, foram integrados diversos elementos de equipamento próprios de um carro convencional, como um equipamento de áudio e um sistema multimídia compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

Não conta com espelhos retrovisores convencionais. Em seu lugar foi instalado um sistema de câmeras que, segundo a empresa, torna mais fácil a manobrabilidade.

O que movimenta este novo superesportivo é um motor V12 de 3.9 litros de origem Cosworth que desenvolve uma potência de 663 cv e 467 Nm de torque máximo, surgindo acoplado a uma transmissão Xtrac manual de seis velocidades. Por enquanto se desconhece qual é o seu desempenho, mas se considerarmos que o veículo pesa somente 986 quilos, certamente será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em muito poucos segundos. Na hora de projetar e construir esse monstro, foi levado muito em conta o peso. Por isso é que foi utilizado de maneira intensiva a fibra de carbono e o alumínio.

A produção do T.50 será limitada a 100 unidades. Custará, antes dos impostos, 2.36 milhões de libras esterlinas, cerca de 16.4 milhões de reais ao câmbio de hoje. Será criada uma rede de serviços oficial ao redor do mundo para dar suporte desde Abu Dhabi até o Japão, passando pelos Estados Unidos e o Reino Unido.



 

 

 

 

 

 

 

 
 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.