NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
06/08/2021
Terceira geração do Dacia Duster
O crossover estreará a tecnologia híbrida 1.8 E-Tech
 
   
 
+ veja mais fotos

O primeiro carro híbrido da Dacia está dando a volta na esquina. No próximo mês de setembro será lançado o esperado substituto do Dacia Lodgy e do Dacia Logan MCV. Um crossover de sete lugares de enfoque puramente familiar sustentado pela plataforma CMF do Grupo Renault e que, entre suas opções mecânicas, haverá uma versão híbrida que marcará o início de uma nova era para o fabricante romeno.

A chegada do Dacia Spring não foi mais que um pequeno flash da aposta que a Dacia realizará na eletrificação. Nesse momento, e em consonância com a marca Renault, estão sendo realizados os preparativos para o desenvolvimento de uma nova tecnologia híbrida E-Tech que estreará na terceira geração do Dacia Duster. Uma nova geração que está prevista para o ano de 2024.

A tecnologia 1.6 E-Tech que podemos encontrar atualmente na linha Renault e que em breve chegará à oferta da Dacia através do mencionado modelo de sete lugares, não será utilizada na próxima geração do Duster. O motivo é que o Grupo Renault colocou em marcha todo o vapor para o desenvolvimento de novas versões híbridas com motor a gasolina de 1.8 litros (HR18).

No momento em que o sistema híbrido E-Tech da Renault foi introduzido no Clio, os engenheiros admitiram que havia muita margem de melhoria em termos de eficiência e redução do consumo de combustível. E por uma boa razão, o projeto inicial que começou a ser esboçado já há alguns anos, especificava a necessidade de adaptar o motor HR16 ao ciclo Atkinson (usado pelos carros híbridos da Toyota). Um ciclo que melhora o consumo, mas reduz em grande medida a potência do motor.

É precisamente esta questão que explica porque no final a proposta inicial não foi transferida à produção. No entanto, tratava-se de um mero adiamento. O Grupo Renault está desenvolvendo uma nova versão que será baseada no motor 1.8 litros de aspiração natural, que é uma evolução do bloco de 1.6 litros. O novo motor que utilizará o ciclo Atkinson contará com uma série de melhorias e otimizações que serão fundamentais para reduzir os custos de produção.

O Duster acaba de sofrer um importante ajuste. Uma atualização de meio ciclo de vida que permitirá à geração atual, a segunda, enfrentar o resto de vida comercial que tem pela frente. Será em 2024 que entrará em cena Duster 3, um modelo que a nível técnico não guardará nenhuma relação com o modelo atual, já que usará a mencionada plataforma CMF, uma arquitetura que abre a porta para a eletrificação.

Os informes atuais assinalam que o sistema 1.8 E-Tech, disponível em híbrido (HEV) e híbrido plug-in (PHEV), chegará no segundo semestre de 2024 com a terceira geração do Duster. Um ano mais tarde, em 2025, será seu ‘irmão maior’, o Dacia Bigster, que se beneficiará desta tecnologia.


 

 

 

 

 

 

 

 
 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.