NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
20/08/2021
Tata Tigor EV
Revelado na Índia um novo carro elétrico de preço acessível.
 
   
 
+ veja mais fotos

A TATA acaba de apresentar o seu novo carro elétrico. O fabricante indiano está decidido a tornar-se um ator relevante na mobilidade elétrica tanto em seu país natal como no resto do mundo. Após o sucesso colhido pelo TATA Nexon EV, cujas vendas superaram todas as expectativas, agora chega a vez de conhecer a nova proposta da empresa, o novo TATA Tigor EV.

Este pequeno sedan elétrico está destinado a desempenhar um papel de destaque. Para o desenvolvimento deste novo elétrico foi tomado como ponto de partida o TATA Tigor, um dos modelos mais vendidos da marca. Até o momento, este ano foram comercializados nos concessionários indianos um total de 10.767 unidades do Tigor. A versão 100% elétrica significará um impulso para suas vendas, embora o mercado indiano de carros elétricos ainda esteja na infância.

O novo Tigor EV é um veículo rapidamente reconhecível. No entanto, os designers da TATA o dotaram de diferentes traços característicos que lhe permitem diferenciar-se do resto da linha Tigor e, sobretudo, realçar sua condição de carro elétrico. O exterior conta com diferentes elementos pintados na cor azul. Além disso, a grade dianteira foi fechada e nela aparece a insígnia EV.

A carroceria está pintada em azul Teal Blue, uma tonalidade característica dos elétricos da marca TATA. Quanto ao interior, também surgem detalhes distintivos. A cor azul volta a estar presente e pode ser encontrada nas saídas de ar, estofamento e no quadro de instrumentos. A TATA destaca o isolamento acústico que foi conseguido no habitáculo.

O equipamento é outra das chaves do novo Tigor EV, contando entre outras coisas, com espelhos retrovisores ajustáveis e dobráveis eletricamente, banco do condutor ajustável em altura, sistema de partida por botão, tela táctil de 7.0 polegadas para o sistema multimídia, equipamento de som Harman, serviços digitais online, ABS com EBD, múltiplos airbags, controle de estabilidade, assistente de partida e descida em rampas, além do cabo de carga. Aliás, o porta-malas acomoda 316 litros, cifra que pode ser aumentada até os 375 litros se for eliminada a roda de estepe. Nesse caso a marca proporcionará um kit ‘tapa furos’.

Deixando de lado questões estéticas e de equipamento, o que é verdadeiramente importante habita as entranhas do veículo. Ou seja, seu sistema de propulsão 100% elétrico. Está equipado com a tecnologia Ziptron. O motor elétrico desenvolve uma potência de 55 kW (75 cv) e 170 Nm de torque máximo. A potência é enviada ao eixo dianteiro. Esse motor é alimentado pela energia armazenada em uma bateria de íons de lítio de 26 kWh.

A bateria é refrigerada por líquido e conta com uma garantia de 8 anos ou 160.000 quilômetros, o que vier primeiro. A TATA não especificou qual é a autonomia do novo Tigor EV, mas destacou que é capaz de acelerar de 0 a 60 km/h em 5.7 segundos. Tudo isso é manejado através de uma transmissão automática e se pode optar entre modos de condução que primem o desempenho e a eficiência.

No que diz respeito aos tempos de carga, o novo Tigor EV é compatível com o padrão de carga CCS2. Se for utilizado um ponto de carga normal, o processo de 0 a 80% pode ser completado em aproximadamente uma hora. Utilizando uma tomada doméstica, será preciso cerca de 8 horas e meia para realizar o mencionado processo de recarga.

Com relação à sua chegada ao mercado, o processo de reservas do novo Tigor EV já está aberto na Índia. Para materializar o processo de reserva é necessário realizar um pagamento de aproximadamente 1.600 reais. Por enquanto não há data estimada para as primeiras entregas. Não é descartado que aconteçam no final deste ano ou começo do próximo.


 

 

 

 

 

 

 

 
 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.