NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
13/12/2021
Lexus apresenta o conceito Tazuna do novo NX
O conceito foi denominado Tazuna, palavra japonesa para as rédeas do cavalo.
 
   
 
+ veja mais fotos

Em uma relação perfeita entre o cavaleiro e o cavalo, são requeridos apenas movimentos pequenos e precisos das rédeas para comunicar as ordens. Este tipo de conexão direta e emocional é o que a Lexus se esforçou para alcançar no design do habitáculo em seu novo SUV de luxo, o NX.

O conceito foi denominado Tazuna - palavra japonesa para as rédeas do cavalo - e que se utiliza pela primeira vez em um veículo de produção da Lexus. 

O objetivo é ajudar o condutor a concentrar-se na condução: “as mãos no volante e a visão na estrada”. É um princípio bastante simples, mas para consegui-lo devem combinar-se e harmonizar-se muitos elementos diferentes, desde a posição do condutor ao volante, até a forma e localização dos distintos controles, e a maneira de comunicar os dados importantes do veículo e do trajeto.

Takeaki Kato, engenheiro chefe do NX, explica: “redefinimos o espaço ideal do habitáculo como o ponto de contato entre o condutor e o veículo, com a finalidade de conseguir um design que permita uma conexão mais profunda e intuitiva, e um controle mais fiel do veículo”.

Basta tomar assento ao volante do novo NX, para experimentar de imediato o significado do conceito Tazuna.

Centrando-se na pessoa, o design permitiu unir a porta, o painel de instrumentos e o console central em um habitáculo unificado, proporcionando um acesso intuitivo aos controles e à informação com um movimento mínimo das mãos e dos olhos.

As principais fontes de informação: A tela multi-informação, a tela táctil e o Head-Up Display (HUD) estão colocados de forma que possam ser lidos à primeira vista, com gráficos de alta definição. Foi reduzido o número de interruptores físicos e foram agrupados de acordo com sua função, mantendo os controles relacionados com a condução mais próximos. 

Os novos interruptores tácteis no volante podem ser personalizados para poder utilizar as funções preferidas, sem necessidade de olhar para baixo no volante, para localizar o controle necessário. Ao tocar um interruptor, seu funcionamento é mostrado no Head-Up Display (HUD) e na tela multi-informação.

A sensação de controle e conexão com o veículo também é transmitida através da forma do banco do condutor, onde o volante, a alavanca de câmbios e os pedais, foram projetados com uma rigorosa atenção aos detalhes. Assim, por exemplo, os reforços laterais dos bancos dianteiros foram redesenhados com formas côncavas para que não haja obstruções nos cotovelos ao operar os controles. A forma e a seção transversal do novo volante foram determinadas com precisão pelos artesãos Takumi da Lexus, para proporcionar a sensação de aderência ideal: o ponto chave da conexão entre o condutor e o veículo. A alavanca de câmbios também é compacta e tem um ângulo de inclinação perfeito.

Tendo em conta os diferentes tamanhos e estaturas dos condutores, o habitáculo Tazuna pode adaptar-se para proporcionar comodidade e facilidade de manejo para todos, graças a uma ampla variedade de ajustes elétricos do banco do condutor e do volante. Igualmente, a Lexus pesquisou as diferentes medidas do ombro à ponta dos dedos em pessoas de todo o mundo, com a finalidade de calcular o design ideal.

Um dos resultados disso foi o aumento do comprimento do console central, outro exemplo do enfoque de design da Lexus centrado sempre na pessoa.

Após sua introdução no novo NX, o conceito Tazuna será aplicado aos futuros modelos, tornando o seu controle intuitivo uma parte fundamental da experiência de condução da Lexus.

 

 

 

 

 

 

 

 
 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.