Depois da BMW ter lançado o novo Série 7, no Salão de Frankfurt em setembro de 2001, a concorrente Audi apresenta a nova geração do A8. E para compensar o lançamento atrasado, a Audi incluiu uma série de inovações no A8, com o objetivo de ser uma das principais atrações do Salão de Paris, em setembro.
E como já era de se esperar, no Audi A8 você irá encontrar muito luxo e exclusividade associados a uma nova proposta da montadora para seus lançamentos: mais esportividade e design suave, tecnologia inovadora e qualidade elevadíssima.
A carroceria de alumínio do novo sedã está 60% mais rígida que a do modelo anterior e tem contornos parecidos com o do Phaeton. Visto de frente, as mudanças visuais são poucas. Os faróis (que mudam o formato do facho para iluminar melhor as curvas) e o conjunto de entradas de ar seguem o estilo dos sedãs das linhas A6 e A4, sem surpresas. Em contrapartida, a traseira conta com estilo próprio, com amplas lanternas que funcionam com leds eletro-luminescentes.
O novo modelo tem a simplificação do ato de dirigir como principal característica do interior. Os comandos estão distribuídos no painel de forma a fazer o motorista se concentrar no trânsito, sem desviar a atenção para acionar determinado comando. As marchas, por exemplo, podem ser trocadas por botões instalados no próprio volante.
A suspensão a ar (com amortecedores eletrônicos controlados por computador) é outro item que faz parte das inovações do A8 2003. Ela reduz a inclinação da carroceria nas curvas feitas em alta velocidade e pode ser regulada em três modos diferentes. Dois motores V8 estarão disponíveis para o novo veículo. O primeiro deles com 3.7 litros, com 280 cavalos e 36,7 kgfm de torque a 3.750 rpm. O outro é o 4.2, com 335 cavalos e 43,9 kgfm de torque a 3.500 rpm. Ambos podem ser acoplados ao câmbio automático seqüencial Tiptronic de seis marchas.