NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
08/07/2022
Porsche 911 GT3: exemplar único
30 Years of Porsche Supercup
 
   
 
+ veja mais fotos

Os responsáveis da Porsche Supercup decidiram celebrar uma data tão especial para esta copa monomarca com um presente para eles mesmos: pediram aos especialistas da Porsche Exclusive Manufaktur realizar um 911 GT3 para uso em estrada sobre a base de um 911 GT3 Cup com a decoração do 30º aniversário.

Durante 30 anos, a Porsche Supercup tem sido um dos campeonatos para clientes mais conhecidos e duros do mundo. Estar ali, em circuitos lendários como Montecarlo ou Silverstone com o novo 911 GT3 Cup antes de uma prova de Fórmula 1, é o sonho de muitos aficionados do automobilismo. No aniversário desta copa monomarca, seus organizadores decidiram celebrá-lo dando-se um presente.

Versão de estrada do 911 GT3 com design de aniversário

Este exemplar único foi completado em menos de seis meses, dentro do programa Sonderwunsch de encomendas especiais realizados pela fábrica. Na Porsche, uma conversão de fábrica Sonderwunsch pode ser tanto uma personalização de um modelo existente como um desenvolvimento novo. No primeiro caso, trata-se de um redesenho exterior e interior que afeta as cores e os materiais; no segundo, implica também modificações técnicas.

No caso deste exemplar do GT3, destaca-se a espetacular pintura de oito tons com o logotipo do aniversário e uma malha multicolorida de pixels que envolve os arcos de roda traseiros, entre outras coisas. Além disso, os nomes dos 29 campeões da Porsche Supercup que existem até esta data foram imortalizados em ouro no para-choque traseiro.

“Cada projeto Sonderwunsch é algo muito especial, não só para os clientes, mas também para nós”, comenta Alexander Fabig, VP de Personalização e Clássicos. “Um novo projeto significa novos desafios e cada vez aprendemos algo. Isso também se aplica a este 911 GT3 - 30 Years of Porsche Supercup”.

“Um cronograma apertado, uma grande exigência técnica e um grande espírito de equipe que, em última instância, conduz à meta: isso eu só conheço no esporte a motor. Trabalhar com a Porsche Exclusive Manufaktur nesta conversão de fábrica foi uma grande experiência”, destaca Oliver Schwab, Diretor da Porsche Mobil 1 Supercup. “E o 911 GT3 - 30 Years of Porsche Supercup é um digno embaixador em nosso ano de comemoração. A Porsche Supercup escreveu a história das corridas e continua a fazê-lo. Nós dizemos ‘feliz aniversário’ e esperamos que sigam correndo muito mais temporadas nos circuitos mais famosos do mundo”.

Em princípio, este modelo único será exibido nas corridas da Porsche Mobil 1 Supercup. Espera-se que ele apareça no Museu Porsche e na sala de exposições CityLife de Milão, a partir do final do verão europeu, ambas junto com o carro de competição 911 GT3 Cup VIP. Este modelo é um elemento chave na comunicação da Porsche Supercup. Cada temporada, uma personalidade conhecida correrá com ele como convidado. Os campeões anteriores também conduzirão este 911 GT3 do programa Sonderwunsch e falarão de seus êxitos e momentos destacados.

Personalização exterior e interior

O modelo utilizado para a conversão de fábrica Sonderwunsch foi um Porsche 911 GT3 já produzido e homologado, ou seja, a versão de estrada que corre a Porsche Supercup. Em um processo que durou várias semanas, o veículo primeiro foi desmontado para depois receber seu design especial.

Todo o design gráfico do 911 GT3 - 30 Years of Porsche Supercup é feito com a pintura, não há adesivos. As oito cores exteriores são Prata GT metalizado, Cinza Ágata metalizado, Preto de alto brilho, Cinza Meteoro metalizado, Cinza Parlamento metalizado, Cinza Vulcão metalizado, Cinza Granito metalizado e Preto Diamante metalizado. Além disso, os nomes dos ganhadores da Supercup também estão escritos na cor dourado.

O maior desafio no processo de pintura foi aplicar com precisão a malha multicolorida de pixels em várias zonas da dinâmica forma da carroceria. O desenho, inspirado no carro de corridas VIP, está gravado atrás das saídas de ar do capô dianteiro, atrás das rodas dianteiras e nos arcos de roda traseiros. Nas portas e no capô dianteiro encontram-se os logotipos do aniversário com um grande ‘30’ dourado. Além disso, os nomes dos 29 campeões da Porsche Supercup foram pintados de dourado e selados com uma laca transparente de alto brilho. Depois dos trabalhos de pintura, o veículo voltou a ser montado à mão pelo pessoal da Porsche Exclusive Manufaktur e foi arrematado com outras petições especiais, dentro do programa Sonderwunsch.

O mais chamativo do interior são os bancos. Destacam-se pelo logotipo do aniversário em relevo sobre os apoios de cabeça, por uma variante de cor Sport Tex independente em Preto/Aurum para as seções centrais e debruns de cor Beis Mojave.

O padrão de cubos em Preto/Aurum também é utilizado nos descansa braços das portas e o logotipo do aniversário também está presente no painel. Sua parte superior, os painéis das portas e as molduras laterais foram individualizados com costuras de contraste na cor Beis Mojave.

 

 

 

 

 

 

 

 
 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.