NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
23/08/2022
Lamborghini Urus Performante
Uma nova referência entre os Super SUV.
 
   
 
+ veja mais fotos

O fabricante de Sant’Agata Bolognese acaba revelar em Pebble Beach seu novo SUV de alto desempenho, o Lamborghini Urus Performante, que se coloca como o topo da linha do modelo. Basicamente, aposta em uma major cifra de potência, um menor peso, uma aerodinâmica mais avançada e uma regulagem mais esportiva.

Antes de sua apresentação oficial, como já sabíamos, este Urus Performante enfrentou o famoso Pikes Peak International Hill Climb, onde conseguiu coroar-se como o SUV mais rápido (aqui), com um tempo de 10:32.064, superando assim o Bentley Bentayga, que em 2018 marcou um tempo na subida de 10:49.902.

A evolução a nível estético deste Performante é evidente nos para-choques e no capô, mais proeminentes e afilados. A marca assegura que utiliza mais componentes de fibra de carbono do que qualquer outro concorrente do segmento, como é o caso do próprio capô, de carbono forjado e pintado na cor da carroceria (parcialmente em fibra exposta como opcional).

Além disso, estreia entradas de ar mais generosas na parte dianteira e também uma ‘air curtain’ no para-choque frontal, que melhora a aerodinâmica, e um aerofólio traseiro inspirado no do Aventador SVJ que aumenta a carga aerodinâmica traseira em cerca de 38% em relação ao Urus convencional. Também são de carbono o para-choque traseiro, o difusor e, como opcional, o teto.

O Performante é 2.5 cm mais longo, conta com bitolas alargadas em 1.6 cm e tem uma altura 2.0 cm inferior. As rodas forjadas e leves são de 22 polegadas de diâmetro, com parafusos de titânio e pneus Pirelli Trofeo R de desenvolvimento específico para o modelo, embora também haja como opcional as rodas de 23 polegadas.

No habitáculo surge um estofamento Nero Cosmus com Alcantara de tom preto (há couro opcional), em um padrão de desenho hexagonal para as costuras. As molduras decorativas são específicas do Performante, embora também seja oferecida a personalização pelos especialistas da divisão Ad Personam da Lamborghini, para que o cliente projete tudo a seu gosto.

Debaixo do capô do Urus Performante encontramos o mesmo motor de 4.0 litros V8 biturbo do Urus normal, embora neste caso com 16 cv adicionais, já que alcança os 666 cv, além de 850 Nm de torque entre 2.300 e 4.500 rpm. O sistema de escape leve de titânio, assinado pelos eslovenos da Akrapovic, é de série, e seu som varia em função do modo de condução escolhido.

Graças a esta melhoria, e também a uma redução do peso em 47 quilos (conseguindo uma relação peso-potência de 3.2 kg/cv), o Performante anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3.3 segundos e uma velocidade máxima de 306 km/h. Também promete uma frenagem de 100 km/h a 0 em 32.9 metros.

Em termos de chassi, a marca recalibrou a direção, aumentando também a velocidade de intervenção do eixo traseiro direcional, o que contribui a uma maior vinculação, junto a um diferencial renovado com distribuição vetorial de torque. Em relação aos modos de condução, os conhecidos Strada, Sport e Corsa se soma um quarto denominado Rally e concebido para circular por pistas de terra.

As entregas do novo Lamborghini Urus Performante terão início no final deste mesmo ano de 2022, com um preço antes dos impostos na Europa de 218.487 euros, algo em torno de 1.13 milhões de reais.


 

 

 

 

 

 

 

 
 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.