NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
22/11/2022
Bafômetro detecta vape?
Este, por sua vez, gera um vapor e não passa por nenhum tipo de queima. Nesse sentido, não podemos dizer que se fuma vape, mas que se vaporiza.
 
   
 
+ veja mais fotos

Muitas dúvidas e mitos permeiam o funcionamento do bafômetro. Uma delas é se o bafômetro detecta vape. Neste artigo, você saberá de uma vez por todas se essa pergunta tem uma resposta positiva ou negativa.

Em primeiro lugar, é preciso saber como esse aparelho funciona, bem como entender o que, de fato, são os vapes. O bafômetro é um aparelho que não se atém ao hálito do motorista, mas que analisa o ar que vem dos pulmões do condutor. Por isso, o teste exige um sopro forte por parte do motorista para fazer uma análise correta.

Logo, esse teste não analisa a corrente sanguínea do condutor, mas o etanol que está presente na bebida alcoólica e fica durante um bom tempo nos pulmões devido às reações químicas que acontecem no organismo.

Outro nome que o aparelho recebe é etilômetro. Logo, ele detecta somente o álcool e nenhuma outra substância. Nesse caso, as pessoas devem realizar testes toxicológicos ou exames de sangue.

Afinal, o bafômetro detecta vape?

Agora, vamos falar sobre os vapes. Esses dispositivos também conhecidos como cigarros eletrônicos são aparelhos usados para vaporizar e não para fumar. O princípio de funcionamento é baseado no aquecimento de um líquido específico, conhecido como e-liquid ou essência. 

Este, por sua vez, gera um vapor e não passa por nenhum tipo de queima. Nesse sentido, não podemos dizer que se fuma vape, mas que se vaporiza.

A essência para cigarro eletrônico, por sua vez, pode ou não conter nicotina. A nicotina, por sua vez, não consta no Código Brasileiro de Trânsito como substância ilícita. Além disso, aqueles e-liquids que não possuem nicotina contam com uma composição diferente. É o que comprova um estudo feito nos Estados Unidos.

Estudo mostra que bafômetro não detecta vape

De acordo com estudo feito na Universidade de Yale, feito com e-liquids contendo concentração alcoólica, o teor desse elemento não poderia comprometer a integridade mental e motora dos condutores participantes.

As concentrações de álcool variavam de 0,4% até 23,5%. Os líquidos usados nos testes não continham nicotina. Além disso, os participantes estavam sóbrios.

A metodologia consistiu em colher amostras de sangue, urina e também realizar o teste do bafômetro para descobrir se ele iria detectar o vape. Como resultado, os testes não indicaram a presença de quantidade significativa de álcool no sangue, pulmão ou urina dos participantes.

Além disso, a pesquisa acrescentou que os juices originais e de boa procedência possuem uma base feita com glicerina vegetal e propilenoglicol. Esses elementos são comuns na indústria de alimentos e não causam qualquer alteração nas habilidades psicomotoras dos condutores.

Logo, o motorista deve estar atento ao consumo de bebidas alcoólicas quando for assumir o volante. Nesse caso, é uma imprudência que pode gerar acidentes graves e também gerar punições e multas. De acordo com os dados anuais de 2021 da Polícia Rodoviária Federal, 40% dos acidentes de trânsito no Brasil estão relacionados a motoristas alcoolizados.

A obrigatoriedade do bafômetro

Durante as paradas feitas pela polícia, o motorista tem o direito de não fazer o  bafômetro. Esta abordagem é apoiada pelo princípio legal de que ninguém deve ser obrigado a testemunhar contra si mesmo perante a lei.

Porém mesmo com esse respaldo legal, os motoristas que se recusam a fazer o teste não são prejudicados. De acordo com o artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro, a recusa em fazer o teste também pode ser punida com multa administrativa. Neste caso, o motorista recebe a mesma punição que um motorista bêbado.

De acordo com recente decisão  do STF, é prevista punição para os motoristas que se recusarem a soprar o bafômetro. A Lei Seca não considera você como um criminoso se você disser "não" ao teste do bafômetro. Entretanto, a atitude pode ser punida por meio de multas chamadas de recursos administrativos.

Nesse sentido, quem se nega a soprar o bafômetro, sofre as mesmas multas e restrições do que um condutor alcoolizado. Assim, você pode perder o direito de dirigir durante um ano, ter o seu carro e a sua carteira de habilitação retidos, leva sete pontos na carteira e ainda paga multa de quase 3 mil reais por infração gravíssima conforme as Leis de Trânsito do país.






 

 

 

 

 

 

 

 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.