NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
13/12/2022
Novo Volkswagen Jetta GLI 2023
Tecnologia e segurança são os destaques.
 
   
 
+ veja mais fotos

Espaço interno, performance, conforto, tecnologia e segurança. Unindo todas essas características, o sedan esportivo mais versátil da Volkswagen, o novo Jetta GLI, chega à sua versão para 2023 focado em segurança e tecnologia, complementando a extensa lista de recursos já existente no GLI. 

O destaque fica para o novo pacote de assistências ao condutor (ADAS) que, agora, possui nove itens de série. No lançamento em junho, o Jetta já contava com Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) e Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) na lista de assistências. Para 2023, a lista cresce, com sete novos integrantes: 

- Assistente Ativo de Mudança de Faixa (Lane Assist): com o sistema em funcionamento, o GLI monitora a faixa em que o veículo se encontra e corrige o volante automaticamente, caso o motorista tenha uma distração e comece a invadir a outra pista. Vale mencionar que o motorista pode sobrepor a atuação do sistema utilizando o volante e o sistema não será ativo quando o motorista acionar a seta para efetuar a troca de faixa. 

- Assistente de Condução Ativo (Travel Assist): diferentemente do Lane Assist (que atua somente para corrigir uma eventual distração), o sistema oferece mais conforto ao condutor ao manter o veículo centralizado na faixa de rodagem. Além disso, é possível configurar a velocidade do GLI e a distância em relação ao carro da frente. Caso o sistema detecte que o motorista não está com as mãos no volante, o GLI emite alertas sonoros e, no caso de falta de resposta do condutor, começa a reduzir a velocidade até sua parada total, quando acende o pisca-alerta. 

- Assistente Traseiro de Saída: em manobras em marcha ré, como ao sair de uma vaga perpendicular, o sistema detecta outros veículos cruzando a traseira e emite alertas ao condutor. No caso do motorista não reagir a tempo, é acionada a frenagem automática, evitar uma possível colisão. 

- Detector de Ponto Cego (Blind Spot Monitoring): já presente no Taos, os sensores em todo o perímetro do carro detectam veículos, motocicletas e/ou bicicletas no ponto cego do espelho retrovisor. Uma indicação visual é projetada nos espelhos retrovisores externos, indicando que o motorista não deve efetuar a troca de faixa. O volante do GLI também oferecerá maior resistência caso o condutor tente mudar de faixa nestas condições. 

- Detector de Pedestres Frenagem Autônoma: o radar frontal fica constantemente monitorando a via e também é capaz de detectar pedestres que estejam na rota do GLI, acionando a Frenagem Autônoma de Emergência quando necessário, visando diminuir o impacto ou até mesmo evitar uma colisão ou atropelamento. 

Com a nova lista de assistências, o novo Jetta GLI 2023 engloba todos os recursos para condução semiautônoma, ainda sendo necessária a presença de um condutor e sua responsabilidade de uma condução segura. Ainda assim, essa característica garante mais conforto e segurança em longas viagens e, também, no anda e para da cidade, reduzindo em grande parte os acidentes. 

Um sedan único no segmento 

Além das novidades para 2023, o GLI segue com pacote inédito no segmento, oferecendo lista de equipamentos que só estão disponíveis em categorias superiores. 

Debaixo do capô, o melhor Jetta de todos os tempos entrega o motor 350 TSI, gerando 231 cv e 350 Nm de torque. A transmissão, automática de dupla embreagem DSG de 7 velocidades (DQ381), trouxe um escalonamento ainda melhor das marchas, graças à sétima velocidade, trabalhando em rotações menores em velocidades de cruzeiro. Com o novo powertrain, o sedan atinge os 100 km/h em apenas 6.7 segundos e alcança velocidade máxima de 249 km/h. 

Versatilidade é parte do DNA do carro. Para uso na pista ou nas ruas, basta navegar entre os diferentes modos de condução (Eco, Comfort, Sport e Individual), configurando itens como assistência da direção elétrica, conjunto mecânico, ACC e climatização, permitindo para quem está atrás do volante um maior controle do desempenho do GLI, principalmente na entrega de potência e no refinamento de dirigibilidade. 

No interior, o luxo e conforto são destaques graças à seleção de acabamentos do painel e bancos, este com ajuste elétrico e memória para o motorista, e à combinação com a iluminação da cabine, com 10 opções de cores, e o teto-solar panorâmico de série. 

Completando a experiência a bordo, a tecnologia é um show à parte. O VW Play de 10.1 polegadas transforma a interação e conectividade com o carro, mantendo o controle de todas as funções, além da melhoria em conectividade com espelhamento de Apple Carplay e Android Auto sem fio. Há também um HD interno de 10 GB e opção de download de aplicativos nativos da VW Play Apps, além de modo vallet, entre outras funções. 

O GLI segue com a oferta de cinco cores: Cinza Puro, Branco Puro, Preto Mystic, Vermelho Kings e Azul Rising. Em sua edição para 2023, o sedan mais completo do segmento tem versão única, sem opcionais. 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.