NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
31/01/2023
A Lei Seca e o aumento da embriaguez no volante
A Lei Seca é ainda mais evidente na época de final de ano. Afinal, as pessoas costumam celebrar com bebidas alcoólicas.
 
   
 
+ veja mais fotos

Infelizmente, muitas delas assumem o volante e acabam provocando tragédias. Portanto, o uso do bafômetro nas estradas é ainda mais importante para melhorar as estatísticas de mortes e outras tragédias nas rodovias brasileiras.

No mundo todo, mais de três milhões de mortes são causadas pelo consumo de álcool antes de assumir a direção. Logo, deste número, mais de cinco por cento resulta em mortes. De acordo com uma pesquisa feita em 2019, no final de ano há um aumento de embriaguez no volante de cerca de dezessete por cento. Dentre as regiões do Brasil que mais cometem essa infração estão o sul e o sudeste.

Lei Seca: estatísticas e realidade atual

Antes de mais nada, saiba que dirigir embriagado gera uma multa de R$ 2.934,70. Além disso, esse valor se multiplica por dois se o motorista for flagrado novamente dentro de um ano.

Do mesmo modo, o motorista terá seu direito de dirigir suspenso por 12 meses, além de ter o risco de ter o veículo recolhido pela polícia. No final de ano, dirigir é a maneira mais popular de viajar durante os períodos de férias, mas também é a mais perigosa.

Embora dirigir distraído seja a causa mais mortal de acidentes, acidentes relacionados ao álcool são mais comuns durante as férias, aumentando a probabilidade de acidentes causados por um motorista embriagado.

Durante as férias, 40% das mortes nas rodovias estão relacionadas ao álcool. As datas comemorativas como Natal e Ano Novo também apresentam um grande aumento de mortes em acidentes fatais causados por uso de bebida alcoólica e drogas.

Mitos sobre a Lei Seca

Ao contrário do que muitos afirmam, fumar cigarro eletrônico (vape) com nicotina não é algo punido pela Lei Seca. Afinal, essa substância não altera as habilidades psicomotoras, contudo, quando se trata do consumo de bebida alcoólica, a tolerância é zero. Essa medida rigorosa fez com que o número de acidentes fosse reduzido no Brasil e que esses índices melhorem a cada ano.

 

5 maneiras de se manter seguro durante as viagens de férias

A melhor maneira de evitar se tornar uma estatística de final de ano é evitar as estradas em períodos de tráfego intenso, mas isso nem sempre é uma possibilidade. Logo, se você pretende viajar de carro nas férias, aqui vão algumas dicas para se defender de motoristas embriagados.

      Evite dirigir tarde da noite : depois da meia-noite é o horário mais perigoso para dirigir. Evite motoristas bêbados parando para pernoitar em um hotel ou área de descanso.

      Verifique se há problemas de manutenção no seu carro : os acostamentos da estrada para retiradas de emergência são extremamente perigosos. Antes de uma longa viagem, verifique seu carro.

      Aperte o cinto : os cintos de segurança são a maior invenção de segurança no trânsito de todos os tempos. Use o seu sempre que ligar a ignição.

      Durma bem : A direção defensiva é essencial ao dividir a estrada com motoristas embriagados. Certifique-se de estar alerta evitando dirigir sonolento.

      Planeje com antecedência : se houver uma chance de você beber, designe um motorista sóbrio ou elabore um plano para chegar em casa que não envolva ficar ao volante.

      Não há desculpa para dirigir embriagado. Acidentes relacionados ao álcool são 100% evitáveis ​​e há muitas opções antes de se sentar ao volante.

As viagens de carro têm a maior taxa de fatalidade de qualquer meio de transporte principal, com base em mortes por quilômetro por passageiro, e há certos dias em que se torna mais perigoso dirigir do que em outros. Como é o caso dos finais de ano. Portanto, tenha cuidado e aproveite as festas com segurança e responsabilidade!

 




 

 

 

 

 

 

 

 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.