A Kia revelou a segunda geração do Sportage, que será apresentado oficialmente na França durante o Salão de Paris, em setembro, e mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo, no mês seguinte.
O novo Sportage terá dimensões maiores que seus concorrentes, como o Toyota Rav4 e o Honda CR-V. Externamente, suas linhas são tolamente diferentes da primeira geração, lançada há dez anos. A frente está mais alta e curta e as laterais guardam molduras que vão dos pára-lamas dianteiros aos traseiros, passando pelas portas. A traseira possui lanternas triangulares.
O interior do novo modelo é bastante espaçoso e os assentos podem ser configurados de várias maneiras, permitindo o transporte de uma maior quantidade de carga. Entre os itens de segurança estão freios ABS, controle eletrônico de estabilidade (ESP) e airbags frontais e laterais.
O veículo será oferecido com um motor a gasolina e outro diesel, ambos de 2.0 litros, os quais poderão ser associados tanto a um câmbio manual como a um automático. O outro propulsor que será disponibilizado é o 2.7 V6 de 175 cavalos com caixa automática. Todas as versões têm tração integral permanente controlada eletronicamente.
A produção do novo Sportage na Europa começará em setembro e, para a América do Norte, em outubro. A Kia espera exportar inicialmente um total de 100 mil unidades do veículo, e no Brasil deverá chegar no final do ano ou no início de 2005.